Certamente, no mundo digital, você já ouviu falar em call to action ou CTA. Ele é uma técnica utilizada para convidar o leitor a realizar uma determinada ação, estimulando uma interação específica.
Portanto, o call to action é utilizado em diversas estratégias do marketing, tanto nos textos quanto em vídeos e imagens. Sendo assim, a “chamada para a ação” é muito recomendada para todas as empresas que pretendem se destacar no cenário on-line.
Ficou curioso? Confira agora mesmo mais informações sobre a temática!
Quando eu devo utilizar o CTA?
O CTA é qualquer chamada para uma ação, seja ela visual ou textual. Normalmente, o encontramos no final de todos os blogs, com o objetivo de convidar o leitor a realizar uma atividade diferente.
Outros tipos de CTA são aqueles botões que convidam os visitantes a assinarem uma newsletter ou comprar determinado produto. Também pode ser utilizado ao final de vídeos com o famoso “compartilhe o vídeo nas suas redes sociais”.
Dessa maneira, você pode utilizá-lo tanto no corpo do texto, ao final dos vídeos ou em botões ao longo do conteúdo.
Quais são os benefícios do CTA?
O principal objetivo de utilizar o CTA é despertar o interesse do leitor, estrategicamente, para continuar interagindo com a sua marca e seguir a jornada de compra. Assim, ele estimula a conversão e faz o visitante ser conduzido até o próximo passo da etapa de vendas.
Qual é a relação do CTA com cada etapa do funil de vendas?
Para que as suas estratégias de marketing digital sejam mais eficazes, é fundamental respeitar cada etapa do funil de vendas para criar o CTA mais adequado.
Topo de funil
Na fase da descoberta, a persona ainda não sabe que tem um problema, sendo assim, os conteúdos são mais genéricos. Veja algumas ideias de CTA:
- Seguir a empresa nas redes sociais;
- Curtir a página do Facebook;
- Compartilhar o post;
- Convidar o leitor para ler outro artigo do blog.
Meio de funil
Na fase da consideração da solução, a persona já conhece o seu problema. Sendo assim, busca por algo que supra as suas necessidades. Confira alguns exemplos de CTA para essa etapa:
- Convidar o leitor para ler outro artigo do blog (que direcione para o fundo de funil);
- Deixar um comentário no post;
- Assinar a newsletter;
- Fazer o download de um e-book.
Fundo de funil
Na etapa de decisão, a persona conhece o seu problema e sabe qual é a solução. Portanto, está decidindo se compra (ou não) os produtos da sua empresa. Veja alguns exemplos de CTA:
- Entrar em contato com a empresa;
- Convidar o leitor para fazer um teste gratuito.
Call to action é uma estratégia importante do marketing digital, que permite convidar o leitor para realizar uma atividade. Por isso, ela precisa ser escolhida de acordo com a etapa do funil para facilitar as conversões.
Agora que você aprendeu o que é call to action, que tal aproveitar e compartilhar este post com os seus amigos? Assim, eles também têm acesso ao conteúdo!
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