foco no home office
Piattino Digital

Como ter mais foco no home office?

Sabemos que ter foco no home office é um constante desafio.

Afinal, com muita facilidade, podemos nos distrair. Assim, deixamos de entregar as tarefas mais urgentes e, quando notamos, elas estão atrasadas.

Isso é prejudicial tanto para o seu desempenho pessoal quanto para os negócios, pois você prejudica o crescimento e a lucratividade da empresa.

Para que isso não aconteça, existem algumas dicas que podem ajudar a ter mais foco no home office.

Venha conosco e aprenda quais são elas!

Estabeleça um horário de trabalho

O primeiro passo que você deve dar para ter mais foco no home office é estabelecer um horário de trabalho. 

Inclusive, essa pode ser uma dica bastante básica. No entanto, o trabalho em casa pode ser uma armadilha se você não estabelecer horários fixos.

Isso porque, o home office permite que você tenha mais liberdade e flexibilidade para realizar outras tarefas ao “mesmo tempo que trabalha”. 

Porém, isso é um erro que pode comprometer a sua produtividade. 

Dessa forma, estabeleça os seus horários de trabalho e tenha um rendimento melhor nas suas atividades.

Quando você estabelece horários fixos, fica mais fácil organizar o seu tempo. 

Assim, você consegue dispor de outras funções ao longo do seu dia, como: 

  • responder e-mails;
  • enviar mensagens;
  • fazer ligações;
  • dentre outras.

Faça pausas regulares para ter mais foco no home office

Outra dica muito importante para manter o foco no home office é realizar intervalos regulares. 

Afinal, não adianta você assumir a responsabilidade por muitas tarefas ao mesmo tempo; o seu cérebro não dará conta de processar todas as informações.

Assim, você deixará alguma tarefa em déficit.

Por isso, ao término de cada atividade —  ou conforme a sua necessidade —, realize alguns pequenos intervalos. 

Seja para esticar as pernas, ir ao banheiro, tomar uma xícara de café etc. 

Afinal, trabalhar por muito tempo sem parar é prejudicial para o seu rendimento. Dessa forma, você precisa, sim, conhecer os seus limites.

Aliás, vale ressaltar que isso vai depender da necessidade de cada pessoa, como citado anteriormente. 

Assim, antes de qualquer coisa, você precisa encontrar um sistema que seja o mais adequado possível para a sua realidade e rotina. 

Porém, não esqueça que a sua saúde vem em primeiro lugar. 

Portanto, cuide-se!

Organize o ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho desorganizado é um dos principais fatores que impedem o foco no home office, sabia? 

Isso porque, quando as coisas não estão no seu devido lugar, você acaba perdendo tempo (precioso) para procurá-las. 

Tempo, inclusive, que poderia ser investido para cumprir uma determinada tarefa. 

Assim, organizar o ambiente de trabalho é a chave para aumentar o seu rendimento.

Logo, instalar prateleiras e aproveitar as gavetas e demais itens organizadores pode ser uma alternativa bastante eficaz. 

Na verdade, você só precisa deixar na mesa os materiais e equipamentos que sejam essenciais para o seu trabalho. O restante, pode ser guardado. 

Caso sejam necessários, pegue-os novamente. Dessa forma, você evita distrações e aumenta o foco no home office.

Identifique quais são as tarefas prioritárias para ter mais foco no home office

Você já deve ter percebido que o trabalho em casa requer mais responsabilidade para enfrentar os desafios do dia a dia, certo? 

Portanto, para que o foco no home office seja mantido, outra dica se faz bastante pertinente: identificar quais são as suas tarefas prioritárias.

Isso porque, esse é um dos obstáculos mais enfrentados por aqueles que estão se aventurando no trabalho em casa. 

Afinal, quando muitas tarefas são desempenhadas ao mesmo tempo, elas podem não ser executadas de forma adequada. 

Dessa forma, o seu rendimento acaba caindo significativamente. 

Por isso, faça uma lista com as tarefas consideradas prioritárias e as resolva primeiro.

Gostou de aprender mais sobre o foco no home office? Se sim, leia também: Conheça os 10 erros que você comete no início do expediente e afetam a sua produtividade. Boa leitura!