Vendas

Entenda como a experiência offline traz uma qualidade maior para o online

Para obter um conteúdo mais espontâneo e verdadeiro, as marcas devem investir em experiências offline para os seus influenciadores.

No marketing de influência, as experiências offline e online andam juntas cada vez mais. Por isso, é tão importante que os influenciadores vivenciem experiências únicas em seu dia a dia e possam divulgar sua marca no universo online dos seus seguidores.

Primeiro, vale definir o que seriam essas experiências offline: tudo aquilo que é experimentado fora da internet, no mundo real.

Assim, quando o influenciador gosta e utiliza um produto no seu cotidiano, ele passa a dividir suas opiniões com outras pessoas. A partir daí, o influenciador faz postagens e divulga suas impressões, colaborando com a marca.

Segundo as estatísticas do site Sprout Social, 50% dos consumidores preferem ver o conteúdo publicado pelos próprios usuários da marca e por isso, a chance de comprar os produtos aumenta.

Ou seja, antes mesmo de planejar uma estratégia de marketing de influência, os influenciadores já podem estar conectados com os produtos e acreditar neles.

É claro que, muitas vezes, a marca pode buscar influenciadores com milhões de seguidores e que dialogam com um maior número de pessoas. Nesse caso, o influenciador deve se aprofundar mais sobre o produto em questão, para falar sobre ele nas redes de forma mais assertiva.

Os valores da marca e do influenciador devem sempre estar alinhados. É primordial compreender que o influenciador acredite na cultura da empresa. Ele deve estar disposto a dar o seu melhor na divulgação dos produtos, porque confia na marca antes mesmo de fazer parte dela.

Para isso, você precisa cuidar do seu time de influenciadores e é aí que as experiências offline podem te ajudar.

Como proporcionar experiências offline autênticas para o seu influenciador

Para que o consumidor tenha uma boa referência da sua marca, ele precisa acreditar que o influenciador realmente está satisfeito com o produto. Por isso, ao escolher os influenciadores que vão participar de sua campanha, a marca precisa perceber que eles devem ser inseridos em eventos e novos produtos.

Uma orientação importante é tratar o influenciador como o melhor consumidor da marca. No caso do micro influenciador, ele já gostava dos seus produtos e agora, sabendo que é reconhecido, vai passar a demonstrar isso em suas redes sociais.

Já o macro influenciador ou uma celebridade, o alcance das postagens é fundamental para o lançamento de um produto novo, por exemplo. Esses profissionais utilizam com facilidade seu Instagram para projetos específicos de uma marca. 

5 dicas rápidas para valorizar as experiências offline:

  • Kits exclusivos, produtos recém-lançados ou prêmios recebidos de surpresa, fazem com que o influenciador participe ainda mais da marca. Além de se sentir incluído, ele sente que é respeitado e especial para a empresa, o que faz com que ele queira divulgar ainda mais o produto que sempre gostou de usar.
  • Outro ponto importante são as participações em eventos. Se a sua marca trabalha com produtos de cabelo ou maquiagem, por exemplo, uma ótima solução é enviar ingressos para os influenciadores participarem das feiras de beleza. Assim, as postagens serão feitas em tempo real, com conteúdo de qualidade e ainda mais espontâneas.
  • Jantares, festas ou exposições: tudo o que tiver relação com a sua marca pode interessar ao influenciador. Por isso, incluí-lo em parte da agenda de eventos da empresa favorece a imagem do produto, além de alcançar o consumidor.
  • Quanto mais experiências offline, mais postagens online com público engajado. Os seguidores querem ver novidade, movimento e informação. Dessa forma, quando o influenciador valida a qualidade do produto e mais do que isso, faz questão de mostrar que a marca é atenta e dinâmica, mais autêntica são as postagens online.
  • O público tem as mesmas dúvidas e problemas que o influenciador. A ideia de que o influenciador é “gente como a gente” favorece muito a imagem da marca. Os seguidores querem assistir pessoas que também enfrentam dificuldades e que, adquirindo determinado serviço, encontram nele uma solução.

Por que a opinião do influenciador importa?

No primeiro trimestre de 2018, a GlobalWebIndex (GWI) analisou cerca de 27 mil usuários na internet e descobriu que os consumidores que são influenciados por outras pessoas estão mais propensos a deixar uma avaliação do produto com suas opiniões nas redes.

A pesquisa revelou que 55% deles postaram comentários online de um produto, empresa ou serviço. A GWI define os consumidores que foram influenciados como aqueles que “descobrem novas marcas, produtos ou serviços por meio da aprovação e apoio de celebridades, blogueiros ou especialistas”.

Hoje em dia, o mercado já reconhece que o poder do influenciador é ainda maior. Os consumidores preferem acreditar em uma pessoa que está na internet contando suas experiências e que entenda do produto, do que em uma publicidade no comercial da TV.

A agência de conteúdo Good Relations divulgou em uma pesquisa que 57% dos usuários de internet com mais de 16 anos fizeram pelo menos uma compra com base em uma recomendação de algum influenciador.

Por isso, é possível concluir que as publicações dos influenciadores em sua rede social pesam bastante na escolha do consumidor. É importante planejar, observar e dar atenção ao influenciador, para que suas experiências diárias sejam exclusivas dentro do universo em que ele vive.

Desde 2010 atuamos no mercado latino-americano transformando dados em informações estratégicas através de tecnologia e pessoas gerando a disrupção do mundo dos negócios. Desenvolvemos e executamos projetos nas áreas de marketing, vendas e experiência do usuário usando a inteligência sobre dados para otimizar processos, reduzir custos e gerar oportunidades de negócios qualificadas. Visite nossa página de serviços para as áreas de marketing, vendas e soluções para Indústria farmacêutica.

Fonte: Mylounder