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Cinco insights sobre o futuro do marketing digital

Um dos maiores obstáculos para o crescimento das empresas é a falta de integração de dados: diferentes departamentos dentro de uma mesma companhia, obtêm informações importantes sobre os consumidores, mas não “conversam” entre si.

Recentemente, aconteceu em São Paulo o evento Digital Marketing Heroes, no qual reuniu algumas empresas importantes para discutir o futuro do marketing digital.

Confira os insights e tendências em marketing dentro e fora do ambiente on line baseados nos debates que aconteceram no evento.

1 – Transformação de Big Data em Smart Data
Atualmente, existe um enorme volume de dados úteis disponíveis, em especial para profissionais de CRM e marketing. A grande dificuldade é que eles não são integrados. Esta é a diferença entre Big Data e Smart Data: enquanto a primeira modalidade se refere a uma grande quantidade de dados disponíveis, a segunda trata de processar e analisar esses dados de forma integrada, fundamental para otimizar as estratégias.

2 – Integração online/offline
Muito se fala sobre o potencial do ambiente digital para todos os setores do mercado, mas ainda há pouca reflexão sobre a necessidade de combinar as abordagens online e offline. Pesquisa de 2016, nos EUA, feita pela Kelton Global, relata que 96% da população faz compras na internet, mas 65% das receitas são gerados em lojas físicas. Isso significa que é preciso traçar perfis integrados dos clientes para alcançá-los com as mensagens certas.

3 – Personalização Omnichannel
Hoje, é impossível planejar uma campanha sem levar em conta a multiplicidade de pontos de contato. Para que a comunicação seja eficaz, os fatores mais importantes são: coerência de linguagem em todos os canais, otimização de frequência de mensagens e entendimento do comportamento dos consumidores: quem compra mais durante o dia/noite; quem busca promoções online para comprar na loja física; quem só compra produtos com desconto etc.

4 – Monetização da audiência online
Para otimizar suas campanhas online, é importante trabalhar com métodos que atendam às necessidades específicas da marca como, awareness, fidelização, branding, performance e vendas além de buscar soluções que ajudam a impactar uma audiência precisa com mensagens e promoções personalizadas.

5 – Colaboração entre indústria, marketing e varejo
A colaboração entre as diferentes partes envolvidas nas estratégias das empresas: indústria, marketing e varejo, se faz mais importante do que nunca, especialmente devido ao potencial de coleta de dados de cada área e ao potencial de uma abordagem integrada. Desta forma, é muito importante realizar parcerias transparentes e bem articuladas, que incluam o compartilhamento de dados sobre o comportamento dos consumidores.