Fluxo de Cadência no Processo de Vendas.

 

fluxo de cadencia

Antes de falar sobre o que é a cadência no processo comercial, quero que você dê uma olhada nos seguintes dados de algumas pesquisas recentes:

  • 8 é o número médio de tentativas para realizar a conexão com um prospect;
  • Em geral, vendedores realizam apenas 2 tentativas de falar com um mesmo prospect;
  • 80% das vendas necessitam 5 follow ups após a reunião, mesmo assim 44% dos vendedores desistem após a primeira reunião.

Os números não são nada animadores, concorda? Sempre que mostro estes dados aos nossos clientes, eles arrepiam, afinal sabem que seus times estão pecando em todos os casos citados acima.

E isso é o comum no mercado. O vendedor médio é aquele novato que entrou na sua empresa e sem o treinamento adequado vai continuar a errar.

É por isso que a Piattino direcionamento adequado para os times dos nossos clientes. Todo vendedor passa a entender os próprios erros e tem a oportunidade de se adaptar ao novo processo, melhorando sua performance.

Como você vai perceber mais abaixo: o fluxo de cadência é parte essencial nesse processo!

O que é o fluxo de cadência no processo de vendas?

Quando olhamos para um processo completo em vendas, uma das principais análises que fazemos é da distância entre os diferentes contatos que cada vendedor realiza com seus prospects ou leads.

Ao buscar uma conexão, por exemplo, ele liga ou manda e-mails todos os dias? Durante quanto tempo?

E depois de enviar uma proposta, por exemplo? Ele entra em contato a cada dois dias? Tem algum objetivo de agendar novas reuniões?

Todas as perguntas acima desenham o fluxo de cadência em um processo, que também pode ser definido como:

O fluxo de cadência no processo de vendas é uma estrutura definida de períodos de tempo decorridos entre uma tentativa de contato e outra do vendedor durante cada etapa do processo de vendas.

Para você visualizar melhor:

fluxo_de_cadencia_piattino

Não é necessário que os contatos sejam feitos de 3 em 3 dias, mas usamos esse caso como exemplo, apenas, pois é a maneira mais simples de começar.

Um outro ponto importante: o fluxo de cadência é quem dita o ritmo de prospecção do seu time!

” Através da definição de um fluxo, você define a meta de primeiro contato para cada vendedor do time. Cada membro deve enviar 30 emails para novos prospects por dia?
Uma média boa para emails personalizados é de ao menos 20 por dia. Agora, se você não se preocupa ou não precisa personalizar demais seus e-mails, 60 é um número para se começar.”

Ficou claro para você como funciona um fluxo de cadência? Não é um conceito realmente complexo, mas ele dá organização e ritmo ao seu processo, características essenciais para uma boa gestão e performance!

A Piattino desenvolve um trabalho bem interessante na identificação e geração de leads qualificados, indo da seleção do público alvo, comunicação, divulgação do produto solução até a identificação e qualificação de reais oportunidades de vendas.

Visite nosso site: http://piattino.com.br

 

 

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