Veja 9 estratégias de vendas B2B

Antes de apresentarmos a estratégia de vendas B2B, vamos explicar o que essa sigla significa. B2B vem do inglês Business to Business, ou seja, venda de empresa para empresa, uma relação entre duas pessoas jurídicas.

Existem variações: B2C (Business to Consumer — venda de empresa ao consumidor, B2E (Business to Employee — venda de empresa para funcionário), B2G (Business to Government — venda de empresa para governo) e C2C (Consumer to Consumer — venda de consumidor para consumidor.

As vendas B2B são as mais complexas, pois se realiza entre duas empresas, diferente da B2C, que frequentemente conta com o consumismo e o impulso do consumidor. Na B2B, o networking conta muito e uma estratégia de marketing bem-feita é fundamental.

Vamos falar agora das 9 estratégias de venda B2B. Acompanhe!

1. Faça um planejamento

Estabeleça uma visão a curto, médio e longo prazo. Responda mentalmente a essas perguntas: qual é a melhor estratégia comercial a ser aplicada neste caso? Em quais serviços e/ou produtos devo focar? Qual o melhor discurso e estratégia de marketing neste caso?

2. Ofereça informações relevantes

Conheça bem o segmento do cliente e lhe apresente informações que possam agregar algo à sua empresa e não apenas fazer volume de palavras.

3. Aconselhe

O bom vendedor sempre aponta bons caminhos ao cliente e lhe guia para o sucesso.

4. Ajude o cliente

Você não quer que o cliente caia em ciladas, quer? Por isso uma estratégia de vendas B2B essencial consiste em mostrar o melhor caminho e evitar situações que possam prejudicar ou gerar estresse para o cliente.

5. Analise o marketing da sua empresa

Será que os setores de marketing e vendas estão integrados? Caso não estejam, o que posso fazer para mudar isso?

6. Organize os processos nas vendas B2B

Possua uma metodologia de vendas. Isso não serve apenas para as relações B2B, mas para todas elas. Acompanhe as atividades essenciais de venda e se engaje verdadeiramente no projeto.

7. Determine medidas

Estabeleça indicadores relevantes para avaliar os resultados das suas campanhas. A estratégia B2B demanda, basicamente:

  1. Prolongar o número do pipeline de vendas;
  2. Melhorar a qualidade dos leads;
  3. Transformar oportunidades em contratos;
  4. Melhorar a percepção da proposta de valor;
  5. Equilibrar as vendas das linhas de negócios.

8. Una marketing e comunicação

Construa uma boa estratégia comercial conversando com o cliente, mas não esqueça que você está vendendo um produto para uma outra empresa. O marketing deve ser encarado como um processo que permeia a relação, algo que está sempre presente guiando o cliente na melhor direção.

9. Observe o pós-venda

Vender é o que você mais quer, certo? Porém, não se esqueça do pós-venda. Clientes bem atendidos para além da hora da venda tendem muito mais a voltar e trazer mais clientes consigo;

Dá para ver que não é muito fácil criar e manter estratégias de venda B2B. Por isso, nós da Piattino estamos aqui para ajudá-lo. Ficou com alguma dúvida? Tem perguntas específicas sobre algum cliente? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em atendê-lo e o ajudar a resolver quaisquer questões.

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