Entraves à implementação do processo de Outbound.

outbound Marketing

Existem alguns fatores que complicam a implementação do processo de forma rápida e eficaz. No Brasil em crise, muitas pessoas tem a ideia errada de que estarão aumentando seus custos aderindo ao Outbound. Essa visão é algo que constantemente temos que desmistificar.

Não podemos considerar como custo um processo que torna a empresa mais eficiente e aumenta suas receitas e, além de tudo, é mais barato que o modelo tradicional.

Os problemas que iremos abordar são os seguintes:

  • Falta de budget;
  • Desconfiança em relação ao processo;
  • Falta de conhecimento sobre o processo ideal;
  • Falta de budget;

O maior fator complicador para PMEs é budget. Estruturar um time completo de Outbound não é caro, inclusive, mais barato que um curso de vendas padrão, mas, para quem está começando, é melhor começar aos poucos gastando ainda menos dinheiro.

Qual é então a solução? Temos duas clássicas: alguns membros da equipe acumularem funções, de preferência o Executivo de Vendas realizar o trabalho de qualificação ou contratar estagiários. Pagar um curso de vendas padrão para adquirir conhecimento não chega nem a ser considerado!

Eu particularmente, prefiro contratar estagiários. É bom por dois motivos: o controle de indicadores fica mais claro, pois cada colaborador tem uma meta clara e são eliminadas todas as disfuncionalidades do processo não segmentado, como acumulo de funções e objetivos confusos.

Resumindo: contrate estagiários para ontem, eles são baratos, tem vontade de aprender e não te custam 80% do salário em encargos trabalhistas!

Em um país em crise, qualquer economia pode gerar grandes resultados. Lembrando que estagiários não vêm com vícios de mercado (aposto que essa dica os outro curso de vendas não te dão! :P).

Desconfiança em relação ao processo

Muitos gestores comerciais possuem desconfiança em relação ao Outbound moderno. Por ser um processo novo, é comum as empresas não apostarem todas as suas fichas nele. E isso é um grande erro!

Essa desconfiança em grande parte está ligada à mentalidade de que é necessário ter talento nato para ser um grande vendedor. De fato, uma pessoa talentosa conseguirá resultados acima da média, mas assim como falamos no início do texto, eles não são replicáveis para os outros membros da equipe.

Toda mudança no processo comercial costuma ser traumática, mas não é por isso que devemos abrir mão de algo que comprovadamente funciona e apresenta resultados acima da média.

A Piattino desenvolve um trabalho bem interessante na identificação e geração de leads qualificados, indo da seleção do público alvo, comunicação, divulgação do produto solução até a identificação e qualificação de reais oportunidades de vendas.

Nesse momento de crise, temos sido um braço muito importante para empresas como Oracle, Salesforce, A10Network, Adobe, entre outras, ajudando-os a otimizar suas ações de marketing e entregar melhores oportunidades de vendas para seus times comerciais e canais de revenda.


 

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