Convença seu chefe a investir em Inbound Marketing.

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Um dia após ter ouvido falar sobre Inbound, decidiu estudar e pesquisar mais sobre o assunto, chegou à conclusão que o Inbound Marketing assentava que nem uma luva no seu trabalho, só há um pequeno problema: O patrão!

Ou por falta de informação ou medo de sair da zona de conforto, a figura máxima da sua empresa teima em não acreditar nesta nova filosofia de nome Inbound.

Para adaptar uma filosofia Inbound é preciso acreditar verdadeiramente no Inbound Marketing e o que é que o mesmo representa. Aliás, esse é um dos primeiros passos do Inbound Marketing: É feito para pessoas que preferem usar a cabeça em vez da carteira para educar os prospects. E para educar, é preciso ser educado primeiro!

O Marketing Tradicional já existe há décadas e a transição nunca é fácil, uma fez que as pessoas de forma natural têm aversão à mudança. Para conseguir converter o seu chefe ou CFO, deve focar em duas coisas: Educar o Chefe e falar-lhe dos Custos.

Os CFOs (Chief Financial Officer , ou Director Financeiro) são muito orientados para os resultados. Para conseguirmos passar a nossa mensagem temos de seguir estes 3 passos.

3 Dicas de como conversar com o CFO

  1. Explique os conceitos de marketing usando uma linguagem financeira.
  2. Fale de estratégias, não de tácticas de marketing.
  3. Perceba e discuta os objectivos usando as métricas de marketing para financeiros.

Não se limite a debitar estatísticas e gráficos e combata a vontade de usar termos técnicos de marketing e ponha-se no lugar do financeiro. Perceba o que o seu CFO procura realmente e mostre-lhe como atingir esse objectivo. Seja gerar mais vendas, lançar novos produtos ou aumentar o brand awareness, todos são objectivos possíveis de se alcançar com uma estratégia Inbound e perceber como essa estratégia funciona pode ser a motivação que o patrão precisa!

Outro ponto que deve mencionar é o fato de estarmos em pleno século XXI, onde a audiência da Internet aumenta todos os dias. O seu conteúdo pode eventualmente ter um alcance imediato menor (e em alguns casos tenho sérias dúvidas que assim seja) quando publicado por e-mail, redes sociais e artigos de blog, mas acredite, é muito mais segmentado e, esta é a melhor parte, os custos podem ser praticamente inexistentes.

Pode não ser propriamente um “Walk in the Park” como dizem os nossos amigos britânicos. A sua implementação pode ser complicada e os resultados não aparecem de um dia para o outro.

Pense no Inbound Marketing como uma árvore. Primeiro planta-a, rega-a e cuida dela durante um bom tempo a troco de nada. Mas quando chega o tempo certo, colhe os seus frutos e vai continuar a colher durante anos e anos, com uma manutenção bem mais simples do que na fase inicial.

 

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