Conheça o novo varejo e a combinação perfeita do online com o offline

Com a lenta recuperação econômica do Brasil, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mudou sua projeção para a quantidade de lojas físicas que seriam abertas no país em 2018, indo de 20,7 mil pontos de vendas para apenas 5,2 mil novos estabelecimentos. Em contrapartida, a previsão para o comércio eletrônico é bem mais otimista, com um crescimento previsto de 16% para 2019. Com esses números a pergunta que fica é: o varejo físico irá acabar?

Essa questão foi bastante discutida durante a NRF 2019, a maior feira de varejo do mundo, que aconteceu Nova York. Apesar dos avanços tecnológicos, o varejo físico continuará existindo devido a sua importância nas estratégias de vendas, principalmente agora na era da transformação digital e de consumidores omnichannel. Dessa forma, a grande tendência das empresas está no investimento de um novo tipo de varejo que engloba tecnologia, dados, inteligência artificial e algoritmos.

Afinal, o que seria o novo varejo?

De forma resumida, o novo varejo utiliza a tecnologia e os dados para integrar o ambiente físico com o digital e proporcionar uma boa experiência do consumidor do pré ao pós-venda.

Com essa integração, é necessário conhecer muito bem a jornada de consumo de seu cliente. De acordo com o último artigo da BCG (The Boston Consulting Group), o Brasil é considerado um país avançado digitalmente com potencial de crescimento e, apesar de apenas 3% a 5% do total das vendas do setor varejista ocorram online, a internet influencia mais de 35% das compras realizadas no varejo.

Com base nesse cenário, as empresas têm como um dos principais desafios integrar e equilibrar as comunicações online e off-line para não criar atritos. Durante a NRF, foram apresentados alguns cases bastante interessantes que reforçam esse conceito de integração. São eles: Restoration Hardware, Starbucks e Nike.

Restouration Hardware e a reinvenção do ponto de venda
A loja de design de luxo RH – Restouration Hardware, reinventou seu ponto de venda para uma loja exponencial (PDX), ou seja, o estabelecimento passou a oferecer aos seus consumidores uma experiência que ia além da compra de seus produtos. Hoje, alguns espaços de compra no Canadá e Estados Unidos oferecem restaurante, café, sala de degustação para vinhos e, claro, vários artigos de decoração para compra.

Starbucks e o valor da marca por meio do storytelling
Starbucks é uma marca que sabe muito bem como usar o recurso de storytelling para proporcionar uma experiência única para seu cliente. A Starbucks Reserve Rostery é um espaço que foi inaugurado no ano passado em Nova York e conta com um espaço de 2 mil metros quadrados, dando aos consumidores a experiência imersiva de elaboração do café premium da marca, o Reserve.

Nike e a experiência online em lojas físicas
Como dito anteriormente, o varejo físico é extremamente importante nas estratégias de vendas, principalmente na era da transformação digital e de consumidores omnichannel. Na Nike Innovation Lab, loja de 6 andares da marca localizada também em Nova York, os clientes poderão escanear as peças de interesse com o celular e já encontrá-las dentro do provador.

Uma nova abordagem para os dados no varejo

Quando integramos diferentes canais para melhorar o atendimento do cliente, existe um grande volume de dados que acabam se tornando uma importante fonte de insights para gerar mais oportunidades e receita para o negócio.

Com o dinamismo do cenário tecnológico atual, as empresas precisam conhecer seu público por inteiro para que possam atingir – e até superar – suas expectativas iniciais. Para isso, é necessário que os varejistas consigam combinar os dados transacionais com os de mercado para que possam ter uma visão completa do perfil do consumidor.

Mas, desenhar uma estratégia focada em dados, colocando o cliente em primeiro lugar, não é tarefa fácil. E o seu varejo, está preparado para oferecer a melhor experiência em todos os pontos de contato com o consumidor?

Créditos: Serasa Experian

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