Confira como o Marketing de Conteúdo pode impactar no aumento de leads

O Marketing de Conteúdo é um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo aumentar o engajamento do público-alvo de uma marca, fazendo a sua rede de clientes e potenciais clientes crescer. Isso é feito por meio da criação de conteúdos relevantes, com informações valiosas para a audiência da empresa.

Os conteúdos podem ser artigos publicados em sites ou blogs, vídeos, podcasts, imagens, entre outros formatos, desde que contribuam para envolver e gerar valor para a pessoas que o consomem.

Desta forma, o Marketing de Conteúdo utiliza a produção constante, aliada a objetivos e estratégias específicas, para garantir o posicionamento nos mecanismos de busca. A qualidade da produção permite a criação de uma imagem positiva da empresa e uma audiência cada vez mais fidelizada. 

Tudo isso contribui para aumentar as oportunidades de negócios, ou seja, mais leads e mais vendas para a marca.

Os consumidores estão mais exigentes e acabam por dar preferência às empresas que oferecem conteúdos relevantes, com informações relacionadas ao produto que procuram, pois estas criam uma identificação maior com a audiência.

O investimento em Marketing de Conteúdo faz com que as marcas ganhem notoriedade, principalmente quando as estratégias são bem aplicadas, proporcionando uma boa experiência para o público-alvo.

Entretanto, para o sucesso completo, é preciso que a produção de conteúdo leve em consideração a jornada pela qual o lead vai passar até efetivar a compra. Assim, é possível aumentar o tráfego orgânico do site e otimizar as taxas de conversão. Afinal os conteúdos estariam alinhados com o momento específico em que o cliente em potencial se encontra, o que é fundamental para alcançar melhores resultados.

Porque o Marketing de Conteúdo é tão importante?

Por meio de conteúdos de qualidade, as empresas de praticamente todos os segmentos e dimensões conseguem estabelecer um relacionamento mais próximo com o seu público.

As estratégias são fundamentais para o sucesso dos empreendimentos hoje em dia, porque a forma como as pessoas consomem informações, produtos e serviços mudou desde a popularização da internet e das redes sociais.

Se antes as empresas investiam em propagandas intrusivas, hoje é o público que decide  escolher os conteúdos que preferem, assim como quando, onde e de que maneira acessá-los.

Atualmente a maioria das pessoas têm smartphones à mão, com a possibilidade de pesquisar e acessar a uma quantidade ilimitada de informações. Por isso, antes de fazer uma compra, é bastante comum que as pessoas procurem por piso intertravado preço acessível, por exemplo. 

Elas buscam avaliações de outros usuários, postagens informativas em blogs para criar confiança nas empresas e até sites concorrentes, até ficarem satisfeitas com a experiência oferecida pela marca.

O resultado é que as empresas precisam investir em ações de Marketing de Conteúdo, com qualidade e eficiência para satisfazer o visitante, esteja ele no site, no blog ou nas redes sociais da empresa.

Onde entra a conversão de leads no Marketing de Conteúdo?

Além de investir na produção para sites, blogs e mídias sociais, o Marketing de Conteúdo preza pela divulgação de forma atraente e interessante. Tudo para conquistar o visitante e transformá-lo em lead, aumentando a taxa de conversão da marca.

Tal taxa de conversão está diretamente relacionada ao número de visitas do site e a quantidade de ações realizadas, que envolvem a assinatura de newsletter, download de materiais completos, pedidos de orçamento, entre outras ações.

Afinal, além de visitar a página da empresa, o visitante realiza outras ações, demonstrando interesse em interagir com a marca ou conhecer mais sobre o universo em que ela se insere.

Contudo, se um site ou blog tem muitas visitas mas a taxa de conversão permanece pequena, pode significar que a estratégia não está atraente o suficiente para o público em questão. 

Em outras palavras, o conteúdo precisa ser empolgante o suficiente para fazer com que o visitante queira avançar na jornada, se aproximar da empresa, seja para consumir mais informações relevantes ou fazer uma compra.

Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo de sucesso?

Para garantir que todos os esforços irão valer a pena, é fundamental iniciar com um plano detalhado de Marketing Digital, que deve ser elaborado e executado por profissionais qualificados e experientes. 

Com os conhecimentos técnicos e pessoais, eles contribuem para adequar as ações aos objetivos de cada empreendimento, ajudando na elaboração de personas, métricas para análise de resultados e principais ações de Marketing de Conteúdo.

Entretanto, algumas dicas são fundamentais para montar uma estratégia de Marketing de Conteúdo voltada para a conversão de leads e mais negócios. São elas:

  1. Criar conteúdos adequados para cada estágio do funil de vendas;
  2. Utilizar chamadas e palavras de impacto;
  3. Enfatizar o valor ao invés dos processos;
  4. Segmentar o conteúdo de acordo com os canais;
  5. Investir em ferramentas para otimizar as taxas de conversão;
  6. Monitorar os resultados constantemente.

1. Criar conteúdos adequados para cada estágio do funil de vendas

Nem todo potencial cliente está pronto para comprar quando acessa a um site em busca de informações sobre imagens aéreas drone, por exemplo. 

O ideal é que as empresas especializadas nesse mercado ofereçam imagens e informações ricas relacionadas ao tema, para nutrir o lead até o momento em que ele finalmente esteja mais propenso a comprar.

Para isso, é importante a criação de conteúdos visando atender à todas as etapas do funil de vendas.

Topo do funil

É a fase da atração, em que a empresa deve criar conteúdos para conscientizar a audiência, despertando uma curiosidade ou necessidade que possa ser suprida com um produto da marca. 

Nessa etapa uma empresa especializada em pinturas prediais, por exemplo, pode investir em textos mais básicos e abrangentes, desde que sejam atraentes e convidativos.

Meio do funil

Nessa fase, os visitantes já têm uma certa confiança e identificação com a marca, pois já pode ser considerado um lead. Portanto, o conteúdo deve ser mais aprofundado, com informações mais completas sobre os temas relacionados à pergolado de concreto, por exemplo, no caso de uma empresa de construção civil.

Fundo do funil

No fundo do funil o lead já domina o assunto relacionado à marca ou produto, por já ter pesquisado diversas opções de serviço e estar na fase de decidir entre as opções disponíveis. 

Para os clientes em potencial nessa fase do funil de venda, é fundamental o oferecimento de dicas de ferramentas, métricas e até ferramentas como calculadoras de orçamentos ou casos de sucesso.

Quando os conteúdos são elaborados pensando na jornada do cliente em potencial, são maiores as chances de eles influenciarem efetivamente no comportamento de compra, com o aumento das taxas de conversão.

2. Utilizar chamadas e palavras de impacto

É fundamental que os conteúdos transmitam aos clientes em potencial os benefícios do produto e o problema que ele resolve, de maneira atrativa e com bom impacto no comportamento de compra dos consumidores.

Podem ser utilizadas expressões para chamar a sua atenção das personas. Um exemplo é a criação de um artigo cujo título seria “Entenda de uma vez por todas a diferença entre os tipos de gesso”, para o blog ou site de uma empresa de gesso, em que a construção textual passa uma ideia de urgência ao leitor. 

Contudo, a expressão chamativa deve estar aliada à entrega efetiva de um conteúdo de valor.

3. Enfatizar o valor ao invés dos processos

Ao divulgar um conteúdo, é mais proveitoso focar no valor que ele agrega ao leitor, do que no processo que ele desmistifica. Ao invés de produzir o título “Entenda como é feito o piso de concreto armado“, ele poderia ser “Descubra como aumentar a resistência do piso industrial”.

A diferença é que a segunda chamada descreve o valor do produto ou serviço, o que funciona para atrair melhor o leitor, com a resolução do problema que ele precisa sanar. Já a primeira chamada destaca o processo em que ele é utilizado.

4. Segmentar o conteúdo de acordo com os canais

Atualmente são muitos os canais de comunicação que as marcas podem utilizar para divulgar conteúdos informativos e diferenciados, dependendo dos hábitos do público-alvo.

Por isso, ao segmentar o público interessado em sistema de automação residencial, em grupos diferentes, é possível estudar melhor como ele interage com as ações do Marketing de Conteúdo, por exemplo. Assim, é possível fornecer conteúdos mais adequados, com maior potencial para repercutir, agregando mais valor para a empresa.

5. Investir em ferramentas para otimizar as taxas de conversão

Estratégias de CRO (Otimização da Taxa de Conversão) podem ajudar a impulsionar os resultados das empresas, e por isso são tão importantes desde o planejamento. Geralmente os profissionais da área conhecem as principais, e precisam analisar qual se adequa melhor às necessidades do empreendimento.

6. Monitorar os resultados constantemente

Com ferramentas, conhecimentos técnicos e experiência na profissão, a equipe de Marketing deve estar constantemente monitorando os resultados obtidos com os conteúdos sobre moveis planejados caieiras, para exemplificar. 

O acompanhamento torna possível que os profissionais revejam as ações, adaptem as estratégias, pontuem erros e acertos. 

Marketing de Conteúdo e conversão de leads são conceitos que estão intimamente ligados e são interdependentes para o sucesso das ações. Com uma compreensão mais aprofundada sobre o tema, fica mais fácil produzir conteúdos mais adequados para a conversão, facilitando a introdução de novos clientes no funil de vendas da empresa.

Desta forma, os empreendimentos de diversos segmentos de atuação, de pequeno, médio ou grande porte, podem se diferenciar no mercado competitivo da atualidade, se aproximando de potenciais clientes e gerando mais oportunidades de negócios por meio do Marketing de Conteúdo.

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