Como utilizar SEO pode ser essencial para ações de inbound

Com o impacto das transformações tecnológicas, estratégias digitais como as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são cada vez mais visadas para alcançar destaque no mercado e conquistar os clientes. Por meio das táticas empregadas, há possibilidade de otimizar plataformas para obter uma maior visibilidade.

O mais vantajoso nesse cenário é que as táticas podem ser aplicadas para complementar outras, como no caso do inbound marketing, que tem como pilares além do SEO, o marketing de conteúdo e as redes sociais.

A seguir será possível conferir de forma abrangente a influência do SEO para o alcance de resultados cada vez mais satisfatórios tendo como exemplo uma empresa que atua na fabricação de caixas e opta por investir em inbound marketing para potencializar as vendas de seus produtos, como caixa plástica hortifruti e caixa de papelão.

Características de destaque do Inbound Marketing

Antes de compreender o impacto das técnicas de SEO neste cenário, é importante abordar os principais pontos sobre o inbound marketing. Trata-se de uma estratégia em que materiais valiosos para o público-alvo da marca são produzidos para atraí-lo.

A partir deste ponto, as chances de estabelecer um contato mais próximo dos clientes em potencial impactados pelo conteúdo são maiores. Com os recursos certos uma relação duradoura é criada, em que há grandes possibilidades de venda.

A comunicação aberta e frequente são duas características marcantes do inbound, pois as interações são estratégicas, ou seja, com conteúdos valiosos para os consumidores em potencial e apresentados nos momentos mais adequados.

Se a procura está voltada para caixas de papelão para mudança, com o desenvolvimento de conteúdos e táticas adequadas não só a venda pode ser uma consequência, como a fidelização.

Esses aspectos são cruciais ao considerar o empoderamento cada vez mais notório dos consumidores em relação às informações e alternativas encontradas. Desta forma, um maior engajamento e confiabilidade são criados. 

Com a reunião desses fatores, ao necessitar de outro recurso deste tipo, como caixa de papelão ondulado, por ser uma empresa já conhecida, haverá grandes chances de ser selecionada, assim como quando uma indicação por solicitada.

Entenda a relação do Inbound com o SEO

Conforme abordado, o Inbound conta com diferentes pilares, sendo um deles as técnicas de SEO. Assim como qualquer prática a ser empregada nos planos de marketing digital da empresa, é imprescindível ter conhecimento sobre o verdadeiro impacto de cada aspecto.

Para um melhor entendimento da importância do SEO, é interessante abordar como exemplo um cliente em potencial que almeja comprar caixa de papelão para seu empreendimento. 

Quando se trata do desenvolvimento de conteúdo inteligente para atrair, envolver e converter os consumidores em potencial, é preciso considerar que a visibilidade também é decisiva.

Dessa maneira, a otimização proporcionada pelas técnicas de SEO para os mecanismos de busca, viabilizam um maior tráfego orgânico e qualificado, ou seja, valiosos para a marca.

Os resultados apresentados para o cliente em potencial citado como exemplo podem compor diversas páginas, porém, aqueles que ocupam as primeiras e essencialmente, as posições de maior destaque na procura por caixas de papelão personalizadas para empresas, possuem mais chances de acesso.

É uma estratégia significativa ao considerar o impacto dos buscadores na jornada de compra dos clientes e o fato de que esses recursos apresentam crawlers, que são responsáveis pela indexação dos conteúdos e detectam apenas código e texto.

Se pode dizer que essas técnicas potencializam os resultados da empresa, em especial, na etapa de atração. A possibilidade de alinhar táticas em prol de práticas que atendam as particularidades de cada negócio é um dos grandes benefícios do marketing digital.

De acordo com as informações que serão relatadas, uma série de otimizações são realizadas para melhorar a experiência do usuário e a indexação nos buscadores, o que complementa de forma evidente os conteúdos desenvolvidos para as plataformas da corporação e o alcance.

Como as técnicas de SEO são aplicadas?

Há alguns pontos gerais quando se trata do desenvolvimento de técnicas de SEO, como os fatores de rankeamento dos buscadores que são divididos em On Page e Off Page.

Os aspectos que integram o primeiro grupo são ajustados nas próprias páginas, como a URL, qualidade e tamanho do conteúdo e otimização de imagens.

Uma URL amigável reúne diversas práticas, como o uso da palavra-chave, que corresponde ao termo empregado pelo usuário para sua busca, a objetividade, relação com o título do conteúdo e facilidade para interpretação.

Essas questões estão relacionadas até mesmo com a confiabilidade transmitida. Por exemplo, se a busca é por caixa desmontável e a URL não apresenta compatibilidade ou praticidade para interpretação, o usuário pode facilmente selecionar uma alternativa diferente.

Em relação a qualidade e o tamanho do conteúdo, é preciso considerar que os buscadores prezam por uma experiência positiva para o usuário. Desta forma, materiais sem plágios, erros ortográficos e o mais completos o possível são detectados de forma positiva.

Conforme citado, os crawlers só identificam textos e códigos, o que significa que para a detecção da imagem é interessante que exista atenção a fatores como o texto alternativo e o nome do arquivo.

Já ao abordar os fatores Off page, são elementos externos, por exemplo, o engajamento nas redes sociais e os  links direcionados para o site da empresa. A autoridade acaba alcançando uma grande influência nesse cenário.

Em relação aos links, é importante que sejam relevantes em relação ao tema. Certamente, nesse caso um link recebido de uma página de caixa de papelão sob medida terá um valor maior do que plataformas com assuntos totalmente distintos.

Qual é a importância dos KPIs?

A análise de resultados é um dos pontos primordiais do marketing digital e não é diferente ao se tratar do Inbound Marketing e mais precisamente, das técnicas apontadas como seus pilares.

Nesse cenário, o termo KPI (Key Performance Indicator) refere-se aos pontos de maior relevância para averiguar o desempenho de cada estratégia aplicada. Pode ser atrelado a uma determinada técnica ou para monitorar um grupo de práticas. 

O KPI pode corresponder tanto a um percentual, quanto a um número. Um exemplo que se enquadra nesse contexto, seria analisar o número de páginas acessada por um visitante no período de seu acesso.

Um cliente em potencial pode estar em busca de caixa de pizza personalizada e se deparar com dicas e curiosidades no blog da corporação sobre o potencial das embalagens personalizadas para restaurantes e pizzarias. 

O número de páginas por visita permite analisar a performance da plataforma, assim como a medição da taxa de rejeição, que condiz com o percentual de visitantes que não realiza qualquer tipo de ação no site e sai.

É muito comum que as métricas sejam confundidas com os KPIs, porém, é importante citar que são aspectos distintos. Isso se deve ao fato de uma métrica pode se tornar um indicador-chave de acordo com sua relevância para a estratégia.

Os principais KPIs de SEO e Inbound Marketing

Uma vez que os KPIs estão relacionados com a capacidade de medir o desempenho das estratégias, escolher os indicadores errados impede de realizar esse processo de forma adequada, inclusive com os ajustes que seriam necessários.

Geralmente, para uma escolha precisa de KPI, os seguintes fatores são considerados:

  • Relevância para a base do empreendimento;
  • Disponibilidade para análise;
  • Contribuição para escolhas positivas;
  • Possibilidade de mensuração constante.

Para compreender a distinção da escolha dos KPIs, é interessante abordar quais pontos comumente são aplicados nas técnicas de SEO e uma visão geral dos indicadores no Inbound Marketing.

No SEO os indicadores de maior relevância estão relacionados com as palavras-chave diretamente associadas com a empresa (branded keywords), geração de leads, como a porcentagem de novas assinaturas e os de tráfego, por exemplo, o aumento do tráfego orgânico.

Naturalmente, no Inbound Marketing as, opções comuns de KPIs são mais abrangentes devido a variedade de técnicas usadas. Sendo assim, envolvem aspectos como o tráfego, custo de aquisição por lead, receita total, leads e a taxa de rejeição. 

Já para analisar de forma mais minuciosa as táticas e seus desfechos, KPIs secundários podem ser averiguados, como assinantes do blog, visitas, custo por visitante, conteúdos visitados, interações, entre outros.

É válido ressaltar que o acompanhamento regular de indicadores adequados é primordial para o sucesso das estratégias digitais e ao se tratar da relação do Inbound com as técnicas de SEO.

Por viabilizar ajustes, é uma prática que contribui com que os conteúdos desenvolvidos tenham um direcionamento adequado e alcancem os clientes em potencial em um momento favorável.

Naturalmente, a forma de aplicar cada tipo de estratégia depende dos objetivos da empresa, modo de atuação, orçamento, entre outros fatores relevantes. Esse é um aspecto que reforça a necessidade de implantar uma equipe de profissionais qualificada para evitar prejuízos na inserção do inbound marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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