Account-Based Marketing: o que é?

Você que trabalha no mundo on-line com certeza já ouviu falar do Account-Based Marketing (ABM). No entanto, se ainda não conhece o termo, está no lugar certo!

Neste post vamos explicar o que é o Account-Based Marketing e quais são os seus principais benefícios. Por isso, continue a leitura e fique por dentro!

O que é o Account-Based Marketing ou ABM?

Diferente do Marketing Digital, com o Account-Based Marketing (ABM) você trabalha criando campanhas específicas para cada empresa. A palavra-chave do ABM é personalização.

Dessa forma, tanto a comunicação quanto o conteúdo são produzidos levando em conta as necessidades da empresa e/ou possíveis clientes de forma individual e personalizada.

As pessoas às vezes perguntam por que o Account-Based Marketing é tão bem-sucedido. A personalização é a chave desse sucesso, afinal, quando o cliente se sente especial, ele tem maior tendência a comprar o produto.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Altera Group, 97% das pessoas respondem que essa tática de marketing mostrou um ROI (Return on Investiment) mais alto do que o de outros tipos de marketing. Dessa forma, as empresas que investem em ABM geram mais valor e aumentam as chances de venda.

Como colocar o ABM em prática?

Se você quer colocar o ABM em prática, mas não sabe como, vamos explicar em cinco passos básicos:

  1. Identifique e defina contas: descubra quem é o seu Ideal Customer Profile (ICP);
  2. Gere uma lista com as contas escolhidas: tenha uma segmentação pré-definida, verificando sempre se ela está de acordo com o ICP;
  3. Crie ofertas e conteúdos personalizados: defina qual será a estratégia e quais ofertas serão utilizadas na campanha;
  4. Idealize uma campanha: elas podem ser feitas de várias formas, inclusive é uma boa dica importar listas de redes sociais;
  5. Acompanhe os resultados: algumas perguntas são importantes na hora de mensurar as respostas, por exemplo: quantas oportunidades de venda foram geradas? Quantas empresas avançaram? Qual é a velocidade do funil que indica as taxas de qualificação?

Quais são os benefícios do Account-Based Marketing?

São muitas as vantagens que o Account-Based Marketing (ABM) pode apresentar aos clientes. Elencamos as principais para te dar um ponto de partida. Vamos lá?

  1. Alto ROI de marketing: ABM tem potencial de fazer o ROI de uma empresa crescer muito mais em comparação com o marketing comum;
  2. Melhora no alinhamento entre marketing e vendas: visualize as contas com o objetivo de atrair mais envolvidos convencendo-os a sempre fechar negócio;
  3. Indicações e provas sociais melhores: use as indicações para promover  seu negócio, mas nunca dependa apenas delas para conseguir novos clientes;
  4. Menos desperdício de recursos: sendo um serviço personalizado, dessa maneira, a perda de recursos é mínima;
  5. Mais engajamento: produza conteúdo de qualidade, interessante e relevante para o público;
  6. Facilidade de acompanhamento: descubra onde estão os problemas e onde você está acertando. Assim, você permanece no caminho certo ou ajustar o que for necessário.

Então, gostou do post? Conseguiu assimilar o que é o Account-Based Marketing e os seus principais benefícios? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo e ajudá-lo!

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