5 vantagens de tornar a sua empresa mais sustentável

A adoção de algumas práticas simples de sustentabilidade pode auxiliar empresas de todos os tipos de segmentos e portes, agregando vantagens não só para a corporação, mas principalmente para o meio ambiente.

E este é um assunto cada vez mais discutido no mundo corporativo, principalmente porque é uma necessidade urgente do planeta que sofre com o aquecimento global e o número crescente de catástrofes naturais todos os anos.

Por isso, adotar atitudes e estratégias mais sustentáveis envolve a redução do consumo, com mais consciência sobre os impactos ambientais, além do auxílio da inovação e do compartilhamento de ideias.

A sustentabilidade se tornou uma exigência dos consumidores, um resultado da crescente preocupação com a preservação do meio ambiente na sociedade de uma maneira geral.

Portanto, a conscientização dos empreendedores com relação à importância de se aderir o máximo de medidas sustentáveis na administração e execução de tarefas em sua empresa, é fundamental para a garantir a valorização da imagem dela no mercado.

O que é uma empresa sustentável?

O conceito de sustentabilidade não está limitado às questões relativas ao meio ambiental, podendo ser aplicado a praticamente qualquer atividade, inclusive nas práticas operacionais e econômicas das empresas de diferentes setores.

Em termos conceituais, ser sustentável significa que a empresa tem condições de se sustentar ao longo prazo sob o ponto de vista ambiental, operacional, mercadológico e econômico.

É preciso que a gestão empresarial saiba equilibrar os valores, afinal uma empresa sustentável mas que enfrenta problemas econômicos pode ter a sua existência ameaçada a longo prazo. É necessário que as empresas possuam viabilidade financeira e operacional, atentando-se aos recursos naturais, humanos e econômicos envolvidos em suas atividades.

Para garantir a sustentabilidade empresarial de maneira equilibrada, consciente e vantajosa, recomenda-se que a gestão esteja constantemente monitorando e aprimorando os seus processos, adotando ações condizentes com a preocupação ambiental.

A contratação de serviços de consultoria ambiental SP, ou qualquer outra localidade no Brasil, também pode ser bastante benéfica para garantir um processo mais assertivo para a gestão empresarial.

Ao final, aos empreendedores que compreendem a importância das medidas de maior consciência ambiental, cabe aproveitar as vantagens de tornar a empresa mais sustentável.

Que ações de sustentabilidade podem ser empregadas nas empresas?

Há diversas formas de tornar as empresas mais sustentáveis. A maioria das ações são medidas que podem ser aplicadas em praticamente todos os setores dos empreendimentos. 

Elas envolvem desde a gestão dos recursos e diminuição do lixo, até a conscientização dos funcionários por meio de ações de Endomarketing.

Uma opção é a implantação da ISO 14001, que estabelece os padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações, e auxilia os empreendimentos a redesenhar os seus processos de forma mais sustentável.

De uma maneira geral, dentre as principais medidas e posturas que podem ser empregadas nas empresas para torná-las mais sustentáveis é válido destacar:

Gestão adequada dos recursos

É primordial que os gestores repensem a gestão de recursos feita pelas empresas. Isso envolve economizar água, energia elétrica e matérias-primas, principalmente.

As empresas podem investir em sistemas de tratamento e reaproveitamento de água, grupos geradores de energia, sistemas de energia solar, ou até mesmo trocar a cobertura de armazéns para aproveitar mais a iluminação natural. Também recomenda-se a escolha de maquinários cujo funcionamento vise a economia de energia, com o máximo de eficiência.

Com relação à gestão das matérias-primas para a produção de caixa de papelão ondulado, por exemplo, é importante que os processos de produção estejam em constante avaliação, permitindo a sua evolução para a economia. 

Gestão adequada dos resíduos

Para que os empreendimentos consigam diminuir os impactos ambientais das suas atividades, é essencial a gestão correta. Ela deve ser aplicada não só aos recursos para a produção de pallet preço acessível, por exemplo, mas também aos resíduos resultantes dos processos.

Uma dica para diminuir consideravelmente o lixo produzido em empresas de diversos segmentos é a substituição dos documentos em papel pela documentação eletrônica.

Ao eliminar a papelada do dia a dia, é possível fazer um controle mais eficiente de documentos, além de reduzir drasticamente o consumo de papel. Isso resulta em economia de dinheiro e espaço, além de aumentar a segurança e eficácia das buscas pelos arquivos.

Com produção de lixo reduzida, outra ação é o reaproveitamento de materiais, reutilizando aparas de papel, por exemplo, para processos internos de reciclagem, que também podem ajudar na economia de recursos.

Tendo em vista o que realmente não puder ser reaproveitado internamente, o ideal é que as empresas se certifiquem da destinação correta do lixo, criando um gerenciamento eficiente e efetivo.

É altamente recomendável que as empresas busquem parcerias com cooperativas, por exemplo, para o transporte de resíduos e descarte adequado.

Criação de processos transparentes

O impacto social das atividades também deve ser uma preocupação das empresas sustentáveis. Por isso, uma das ações que podem ser empregadas pela gestão empresarial é a manutenção de um sistema de transparência.

Na prática, isso significa que a empresa vai expor ao público informações relevantes com relação à gestão sustentável. Isso inclui detalhamentos sobre os processos empresariais, seus resultados, quais são as formas de monitoramento, entre outras questões envolvidas.

Ela pode divulgar o resultado da venda de sucata com recursos destinados à ações sociais, por exemplo.

Com mais transparência, as pessoas ficam sabendo com mais detalhes como a organização funciona e passam a ter mais confiança e identificação com os valores e missão da empresa. Isso pode contribuir para  taxa de fidelização a longo prazo, além de ajudar a atrair mais clientes.

Apoio a ONGs para a preservação do meio ambiente

Uma ação que pode ser bastante benéfica também para a imagem das empresas é o apoio a ONGs (organizações não-governamentais) que atuam para a conscientização e proteção ambiental.

Neste caso, é fundamental que a empresa produtora de container habitável, por exemplo, escolha uma instituição de confiança, cujos valores se mostram alinhados aos da empresa. 

Essa medida pode ser feita tanto por empresas de pequeno porte, quanto por empresas de grande porte. As menores podem ajudar organizações locais, fortalecendo a conscientização em sua comunidade. Já as maiores podem investir na aliança com ONGs mais tradicionais e conhecidas, que pode se mostrar uma boa vantagem.

Campanhas de endomarketing

Em um condomínio de galpões, por exemplo, em que a gestão está comprometida com as questões ambientais, é fundamental que todos os colaboradores também estejam.

Portanto, toda a cadeia produtiva do negócio, também precisa ser sustentável. Isso envolve fornecedores de insumos, parceiros e, principalmente, a equipe de colaboradores internos.

É preciso que toda a equipe tenha conhecimentos sobre as práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia. Para que os funcionários se atentem aos valores e efetividade das ações de sustentabilidade, as campanhas de endomarketing são de extrema importância.

A aplicação de treinamentos para os colaboradores é fundamental. Também é preciso valorizar a atividade que cada um deles desempenha, pois se trata de uma boa forma de melhorar o engajamento e o relacionamento dos funcionários para com a corporação.

As campanhas ajudam os funcionários a mudarem a mentalidade com relação à valorização do meio ambiente e dos recursos naturais.

Quais as vantagens de investir em sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial envolve a implementação de atitudes éticas e práticas. O objetivo é fazer com que o empreendimento alcance não só o desenvolvimento, mas também o equilíbrio com o meio ambiente, com uma postura menos agressiva.

Dentre os benefícios de investir em medidas para o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos, destacam-se:

  1. Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade;
  2. Redução dos custos de produção, com economia de recursos;
  3. Satisfação dos colaboradores, em função da consciência ambiental;
  4. Valorização da empresa no mercado, inclusive na Bolsa de Valores;
  5. Contribuição para a preservação do meio ambiente.

Além de contribuir com medidas de mais respeito para com o meio ambiente e a sociedade em geral, as empresas sustentáveis podem até encontrar mais oportunidades de crescimento.

O mercado consumidor está cada vez mais atento à qualidade de produtos e serviços, que devem se mostrar responsáveis e sustentáveis para não perderem o espaço. Atualmente, é bastante comum que as corporações consideradas negligentes com relação aos impactos ambientais e sociais de suas ações sofram boicotes, que podem ser extremamente prejudiciais para a imagem da empresa e para os negócios, de uma maneira geral.

Contudo, é fundamental que os empreendedores não encarem a sustentabilidade dos seus negócios como uma estratégia de marketing, mas sim como um posicionamento essencial na sociedade em que vivemos. 

Desta forma, o desenvolvimento sustentável contribui para a qualidade de vida de todas as pessoas que de alguma forma estão envolvidas com a marca, gerando conscientização, e para que a vida continue possível no nosso planeta.

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