5 ideias práticas para recompensar e manter clientes fiéis

Conquistar clientes costuma ser uma tarefa árdua para diversas empresas: é preciso um investimento pesado em Marketing e Vendas para fazer todo o processo de atrair, construir relacionamento e credibilidade e posteriormente negociar a venda em si.

Em vários dos casos esse investimento é também um balde furado: os clientes entram, compram e saem. É preciso um esforço cada vez maior (e fica cada vez mais caro) para continuar realimentando esse balde.

É uma velha máxima dizer que manter clientes é muito mais barato do que conquistar novos e há uma lógica que sustenta isso, uma vez que não há o investimento em atrair e construir o relacionamento (isso já foi feito antes).

Ainda assim, é muito comum vermos empresas ignorando essa oportunidade e focando seus esforços muito mais na aquisição de novos clientes do que na manutenção dos antigos.

Conseguir manter os clientes também é uma função cada vez mais difícil e exige atenção. Enquanto em outros tempos as pessoas costumavam optar por comprar nos mesmos lugares — por hábito, comodidade e segurança — agora, com a facilidade de se obter informações e achar praticamente tudo o que procura na internet, além da concorrência maior e oferecendo diversas opções, é só uma questão de segundos para mudar de loja, de produto e até mesmo de opinião.

Conheça 5 ideias simples e eficientes para recompensar esses clientes fiéis:

  1. Programa de pontos

Essa é uma prática simples, barata e é destaque em muitas empresas de sucesso. Consiste em, de tempos em tempos predeterminados, recompensar o cliente proporcionalmente ao número de aquisições e ao valor de suas compras. Contabilizando o que foi gasto naquele período, ele pode ganhar brindes ou descontos em futuras compras.

 

  1. Descontos em datas comemorativas

Quem não gosta de ter seu aniversário lembrado? E se os parabéns vêm com um desconto especial, a alegria é ainda maior! Envie um email comemorativo ao aniversariante e o presenteie com descontos exclusivos. Outra opção é presentear também no aniversário da própria empresa.

 

  1. Promoções-relâmpago

A ideia da promoção-relâmpago é oferecer um produto com uma condição especial por um determinado tempo, nesse caso específico para clientes. É interessante limitar o tempo de validade da promoção ou a quantidade de compras possíveis, gerando assim um pouco mais urgência.

 

  1. Bônus de fidelidade

Ofereça um desconto significativo ou um presente quando o cliente completar seis meses ou um ano de cadastro no seu estabelecimento. Isso faz com que ele se sinta lembrado como parte importante da empresa.

 

  1. Reconheça clientes individualmente

Uma forma completamente gratuita de premiar e reconhecer os clientes fiéis é mostrar um deles em particular na sua página do Facebook ou site, selecionando o “Cliente do Mês”, por exemplo. Entreviste o indivíduo, coloque-o na sua página e incentive o diálogo sobre ele.

Acaba servindo também como uma forma de transmitir credibilidade aos possíveis novos clientes, mostrando alguém que já conhece sua empresa.

No fim de tudo, uma dica muito importante é medir e acompanhar o desempenho de cada uma das ações para identificar de fato o que tem funcionado melhor para sua empresa.

 

Fonte: Resultados Digitais

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