5 erros que podem afastar clientes de seu e-commerce

Adote medidas importantes para aumentar a conversão ao oferecer boas experiências de compra ao consumidor.

Cresce a cada dia a importância de garantir uma ótima experiência de compra para fidelizar o cliente de seu comércio eletrônico. Consumidores mais exigentes, que não admitem perder tempo com erros ou outros contratempos, somados a um cenário competitivo tornam imprescindível que seu negócio esteja preparado para oferecer agilidade, praticidade e qualidade no atendimento em todas as etapas.

Garantir uma boa trajetória em todo o processo de compra é fator decisivo para que o cliente não desista e ainda volte a escolher sua loja online na próxima vez, criando um vínculo de confiança com sua empresa. Para que isso aconteça, é fundamental fugir de alguns erros relativamente comuns.

Evite ser impositivo e impessoal
Em meio a tantos “compre”, “ouça”, “conheça” ou “clique”, a tendência do consumidor é fugir do que parece ser “mais do mesmo”. Além de oferecer um produto que atenda suas necessidades, é preciso tornar a compra mais personalizada para que ele se sinta o centro das atenções e desenvolva afinidade com a marca. Um exemplo importante pode acontecer no momento de enviar avisos por e-mail para clientes que deixaram seu website, mas ainda têm itens em sua cesta. Um lembrete em que ele é tratado pelo nome, oferecendo uma oferta especial, pode ser o estímulo que faltava para que ele finalize a compra.

Ofereça caminhos curtos até finalizar a compra
Quanto menos cliques forem necessários para concluir a compra, melhor para seu negócio. A loja online deve ser usada de forma intuitiva, seguindo a lógica do usuário e facilitando a efetivação da compra. Se o cliente precisa buscar informações sobre como encontrar produtos ou realizar o pagamento, há grande chance de que abandone a transação no meio do caminho e busque a concorrência.

Invista em tecnologia para ter sites rápidos
A lentidão de um site pode ser uma grande inimiga, impactando negativamente nas vendas. Pesquisa da Forrester Consulting indica que 40% das pessoas abandonam o e-commerce quando o tempo de carregamento é superior a três segundos. A causa da lentidão pode vir de códigos mal escritos ou estruturas mal configuradas. Recorra a especialistas que solucionem tais problemas e garantam rapidez que permita atender o consumidor com agilidade, sem tirar o foco dele em adquirir o produto.

Informações uniformes em vários canais
É crescente a tendência de que o consumidor tenha contato com sua marca por meio de vários canais ou meios até efetuar a compra. Muitos começam a fazer a pesquisa em um dispositivo e realizam a compra em outro. Por isso, é preciso que dados online e offline estejam vinculados, aumentando as taxas de conversão. Várias ferramentas podem ajudar você a mapear os dispositivos que seus clientes usam para garantir que eles recebam uma mensagem consistente, estejam eles navegando em seus telefones, laptops ou tablets.

Tome cuidado com erros de layout
Além de ser bonita, sua loja virtual precisa ter boa usabilidade. Mais do que uma primeira boa impressão, o layout é fundamental para garantir uma boa experiência de compra ao consumidor. Fracas taxas de conversão estão intimamente ligadas a problemas como botões de call-to-action mal posicionados, layouts confusos, com informações desnecessárias, menus desorganizados, fontes pequenas ou campos de busca e filtros difíceis. Estruture o seu site para que ele seja eficiente e agradável aos diversos tipos de usuários.

Longe desses erros, as chances de sucesso de seu negócio online aumentam consideravelmente. Valorize a experiência do seu cliente e aumente suas taxas de conversão.

Créditos: Serasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *