4 indicadores que todo gestor deve acompanhar

Convenhamos: todas as empresas têm foco em resultados, certo? Afinal, é preciso bater as suas metas e contribuir para o crescimento da marca, tornando-se cada vez mais competitiva.

 Para isso, é fundamental que os gestores acompanhem alguns indicadores de desempenho (ou Key Performance Indicators — KPIs). Eles contribuem criar insights importantes para a tomada de decisão.

Quer saber quais são eles? Confira os principais indicadores de desempenho que todo gestor deve acompanhar!

1. Satisfação de clientes

Você deve acompanhar o que os seus clientes pensam sobre o atendimento da sua empresa, produtos e serviços. Por isso, é fundamental que o seu banco de dados esteja atualizado.

Assim, você pode enviar, periodicamente, pesquisas de satisfação para conferir o nível de fidelidade, lealdade e recomendação deles com a sua marca.

Para isso, existem diversos tipos de pesquisa e inúmeros formulários. Basta você conhecer um pouco sobre o assunto e escolher uma plataforma para o envio e avaliação dos resultados da pesquisa.

2. Churn Rate

Churn rate é a métrica utilizada para verificar quantos clientes a empresa perdeu em um determinado período. Para calculá-lo, basta dividir o número de clientes perdidos pelo total de consumidores que havia no começo do período avaliado.

Por exemplo: imagine que a sua empresa tinha 100 clientes em um ano e perdeu 10. Assim, a taxa será de 0,1% — tenha cuidado para essa porcentagem jamais ultrapassar a 7%.

3. Turnover

É fundamental que a sua empresa tenha um time engajado e pronto para “vestir a camisa”, certo? Quando há um clima organizacional bom para se trabalhar, os funcionários desempenham os seus afazeres mais motivados e, consequentemente, tornam-se cada vez mais produtivos.

Quando isso não acontece, além de você perder clientes, a taxa de turnover (ou rotatividade de funcionários) aumenta. Sendo assim, você perde esforço e dinheiro na demissão e acerto do funcionário antigo e contratação de um novo talento (que precisa de tempo para se adequar com a realidade da sua organização).

Por isso, mantenha sempre a sua equipe motivada e fique de olho nos indicadores de turnover.

4. Clima organizacional

A avaliação do clima é uma das primeiras métricas que vem na cabeça quando o assunto é equipe interna, não é mesmo? Esse indicador é fundamental para que os gestores identifiquem falhas e em quais setores precisam investir para melhoria dos processos.

Saber o que os funcionários pensam é essencial para criar ações de comunicação interna que sejam efetivas. Sendo assim, aplique pesquisas de satisfação semestralmente.

Neste post, você aprendeu 4 métricas que todo gestor deve acompanhar. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas mídias sociais!

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