10 abordagens vencedoras para sua venda diária.

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Esse post ajudará todas as pessoas que trabalham em loja a abordarem com maior cordialidade, criar um vínculo com o cliente e aumentar o fechamento de vendas no dia a dia (claro que você poderá adaptar para o seu dia a dia caso não trabalhe no varejo)!

Vamos às abordagens:

1 – Posso ajudar em alguma coisa?

Essa é uma pegadinha! Não use essa abordagem, pois é a mais batida de todas e de 10 clientes, apenas 1 realmente vai querer ajuda;

2 – Procurando algo específico/especial?

Essa é outra pegadinha! Por experiência própria, ele funciona com no máximo 2 clientes de 10! Geralmente ganharemos o apenas “só estou dando uma olhada” como resposta;

3 – O que achou mais interessante até o momento?

Agora sim estamos começando! Deixe o possível cliente livre para dar uma olhada nos produtos e após 5 minutos (ou após perceber que o cliente já conheceu boa parte dos produtos que a loja tem a oferecer), interaja com essa pergunta. Com certeza a taxa de fechamento irá aumentar;

4 – Qual artigo lhe chamou mais atenção?

É uma variação da abordagem anterior. Com essa pergunta aberta você deixa o cliente ainda mais livre para falar sobre possíveis produtos de interesse e você terá como qualificá-lo;

5 – Prontos para ficar maravilhados? E mostrar a loja…

Sim! Essa abordagem pode ser feita caso o cliente diga que está “conhecendo a loja”. Mostre em 30 segundos alguns segmentos da loja e preste a atenção onde ele fica mais interessado;

6 – Se falar “só estou olhando”, diga: “Ótimo, é uma pessoa atenta aos detalhes! Logo que ver algo que interesse, olhe para mim que irei mostrar maiores características do artigo.”

Uma das respostas para o famoso “só estou olhando.” que pode abrir um canal para o cliente sentir-se mais a vontade. Funciona na maioria das vezes;

7 – Perceber o que o cliente mais olha e perguntar: de 0 a 10, qual nota daria para tal produto?

Com essa pergunta você já estará qualificando o cliente e sabendo o seu conhecimento sobre o produto. Caso ele tenha dúvida, pergunte o que faltaria para um 10;

8 – Procurando algum presente para alguém importante?

Essa abordagem deve ser feita após uns  minutos que o cliente está na loja vendo os produtos. Perceba alguns aspectos como o movimento dos olhos, caso esteja mexendo no celular e/ou tirando fotos de alguns produtos e aborde com essa pergunta. Geralmente, a pessoa responderá positivamente e você poderá direcioná-lo para o presente perfeito;

9 – Perceber bolsas que estão carregando:

Nespresso – já experimentou o de torta de maçã?  Qual sua opinião sobre ele?

Starbucks – já tomou o frappé de macadâmia deles? Nossa, é sensacional!

Sim! Perceba as bolsas e puxe assunto sobre o produto. Você estará criando um relacionamento mostrando que está ali não só como vendedor, como também um amigo que gosta do que ele gosta.

Quando alguém vem do Starbucks, você pode ler o nome da pessoa no copo! É algo espetacular chamar a pessoa pelo nome pois ela irá se sentir acolhida e importante;

10 – Caso fale que só esta olhando, perguntar: “o que mais chamou a atenção que o fez entrar em nossa loja?”

Essa abordagem complementa as anteriores na mesma categoria “só estou olhando”. A pessoa irá falar mais sobre sua iniciativa de entrar na loja que pode ser a procura de um presente, lembrança de alguém querido que gostaria de ir à uma loja dessas, algo que esse cliente gostou que viu na vitrine, entre outros.

Sei que podemos ter ainda mais abordagens e quero que você comente abaixo dando mais dicas!

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