Você sabia que a nutrição de Leads te ajuda a vender mais?

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De certa forma, captar leads é simples: formulários de contato, download de materiais, assinatura de newsletters, eventos, redes sociais e assim por diante. Mas, você sabia que a maioria desses leads não chega a efetivamente se tornar cliente da sua empresa? Assim, você aproveita pouco o potencial dos seus leads para gerar vendas. É por essa razão que a nutrição de leads é essencial para qualquer negócio, pois permite que você aproveite cada contato gerado para estabelecer um relacionamento e transformá-lo em uma oportunidade concreta de fechamento de negócio.

Nutrir leads é aproveitar todas as informações que você possui sobre as pessoas cadastradas na sua base de e-mails para oferecer conteúdos personalizados, que direcionem esses contatos por seu funil de vendas até que estejam prontos para se tornar clientes. Assim, ao invés de partir diretamente para a tentativa de venda, você valoriza seu contato e compartilha conhecimento relevante, para que ele mesmo tome a decisão de compra no momento em que estiver mais preparado para isso. Durante esse processo você tem a oportunidade de construir uma relação de confiança com seus leads, mostrando que sua empresa realmente se preocupa com eles e tem know-how para ajudá-los a buscar a melhor solução.

A nutrição de leads é um trabalho de longo prazo que deve ser planejado de maneira escalável, ou seja, você precisa ter a estrutura necessária para atender a todos os leads com a mesma qualidade e agilidade, aumentando suas chances de vendas gradativamente.

LEVANTAMENTO DE DADOS

A nutrição de leads só é eficaz se você conhece de fato seu público. Afinal, quanto mais você souber sobre ele, mais personalizada fica sua comunicação, aumentando as chances de conversão. Para conhecer melhor quem é o público-alvo da sua empresa, crie personas e aproveite os formulários de conversão que você já tem disponíveis para reunir as informações de que precisa.

CONTEÚDO SEGMENTADO

Uma vez que você já tem informações suficientes para personalizar os conteúdos produzidos pela empresa, chegou a hora de efetivamente criá-los. Lembre-se de que esses conteúdos servirão de chamariz para seus leads, nutrindo-os com informações relevantes para a tomada de decisão de compra

FREQUÊNCIA DO FLUXO

Somos bombardeados por uma quantidade enorme de mensagens todos os dias, não é mesmo? Algumas delas são interessantes, outras, nem tanto. Assim, também somos leads para alguém! Por isso precisamos pensar em como estar presentes não só sem incomodar, mas realmente fazendo a diferença. Portanto, na hora de determinar seu fluxo de nutrição de leads, estabeleça uma periodicidade razoável para suas mensagens, configurando seu software de automação de marketing para que ele faça os disparos de acordo com seu planejamento.

CALL TO ACTION

Cada lead amadurece sua decisão de compra de maneira única: alguns precisam de poucas informações, pois estão mais avançados no funil de vendas, enquanto outros precisam de um tempo maior para reconhecer o problema e identificar a devida solução. Dessa forma, a cada nova mensagem que você enviar, tenha sempre um call to action (CTA) relacionado ao conteúdo, que leve o lead para a conversão mais rapidamente.

 

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