Veja 12 princípios do Agile Marketing e aumente a produtividade da sua equipe

Como você associa agilidade e gestão? Em equipe de desenvolvimento, esse termo é bastante comum e rapidamente ligado às metodologias ágeis. Em outras áreas menos técnicas, no entanto, é difícil a ver o mercado organizando seus processos de entrega de forma um pouco mais sistemática, organizada. No Marketing, por exemplo, isso pode começar a mudar. Vamos te explicar como neste artigo que serve como um guia sobre esse tipo de forma de trabalhar e como você pode começar a introduzir o Agile Marketing em sua empresa.

Neste post em questão, iremos te apresentar a metodologia Agile Marketing, bem como os benefícios de utilizá-la no seu negócio.

O que é Agile Marketing?

O Agile Marketing ou Marketing Ágil, em português, vem se mostrando como uma excelente metodologia que adota procedimentos ágeis no desenvolvimento dos projetos de marketing. Outra característica desse modelo é que os projetos são estruturados em partes menores e incorporados por profissionais de diversas áreas.

A ideia de fragmentar os projetos vem do Scrum, antiga metodologia bastante usada por equipes de software, que separa as atividades por ciclos para otimizar o trabalho e potencializar a atuação das equipes.

No Agile Marketing, busca-se equilibrar o planejamento detalhado com a versatilidade para se adaptar às mudanças de última hora, um atributo tão importante no mundo dinâmico em que vivemos.

 

Conheça os 12 princípios da metodologia Agile Marketing   

O principal objetivo do Agile Marketing é satisfazer o potencial cliente por meio de entregas rápidas e em pouco tempo. Além dessa necessidade, o manifesto ágil possui 12 princípios que norteiam a metodologia.

 

  1. Satisfação do cliente

Como já falamos anteriormente, satisfazer o cliente é o principal propósito do marketing ágil. E isso pode ser alcançado por meio de um esforço contínuo, que gere mais valor, inclusive com processos de pós-venda.

  1. Aceitar as mudanças de requisitos

Mesmo que aconteça no fim do desenvolvimento, os processos ágeis devem ser flexíveis o bastante para aceitar possíveis mudanças de requisitos. A ideia é entender que as necessidades mudam constantemente e uma reviravolta no projeto não é nenhum empecilho para se reestruturar em busca de grandes resultados.

  1. Entregue valor frequentemente

O terceiro princípio da metodologia do Agile Marketing envolve gerar valor com frequência, em cada entrega do projeto. Isso inclui pontualidade e entrega em curto espaço de tempo, preferencialmente em semanas ou poucos meses.

  1. Junte as competências do time

A cooperação entre os membros do time é outro fator importantíssimo para o sucesso desta metodologia. Com a união de profissionais do marketing e vendas, e outros setores também, é possível construir projetos cada vez mais focados no sucesso. Simplificando, junte as pessoas que entendem do negócio e integre as equipes.

  1. Mantenha a equipe motivada

Não é nenhuma novidade que colaboradores motivados produzem mais (e melhor!). E no Agile Marketing não é diferente. Ofereça um ambiente criativo e que consiga estimular a constante busca por melhorias de processos e inovações.

  1. Proporcione uma comunicação sincera

Um dos fatores primordiais para uma equipe ser bem sucedida envolve uma comunicação clara e sincera entre seus membros. Transmita as informações de forma aberta e busque manter a harmonia com constantes conversas pessoais, com cada membro.

  1. Faça uso de estratégias funcionais

Um dos grandes benefícios das estratégias funcionais é a possibilidade de repetir ações durante o andamento de determinado projeto, sem a necessidade de ter tudo redondinho antes de começar a executar testes. Fazer uso de estratégias funcionais dentro do Agile Marketing ajuda a mensurar dados reais, em ambientes reais.

  1. Os processos do Agile Marketing promovem um ambiente sustentável

Quanto mais lento um processo, menor o nível de produtividade da equipe e qualidade da entrega final. Com processos ágeis e objetivos, ocorre o aumento no nível de comprometimento e foco dos participantes.

  1. Excelência técnica = aumento da produtividade     

Aposto que você leu o título deste princípio e pensou que “quanto mais damos atenção aos detalhes, mais tempo levamos para produzir algo”. Bom, pode até parecer verdade, mas o que acontece é que produzir com excelência técnica evita o trabalho de refazer tarefas.

  1. Simplicidade é essencial

Quando simplificamos qualquer coisa, reduzimos as chances de desperdícios. Pense em uma experiência profissional, onde tenha passado por longos e burocráticos processos que causaram desperdício de tempo ou dinheiro e que poderiam ser mais objetivos.

  1. Mantenha uma equipe auto organizável

O décimo primeiro manifesto do Agile Marketing trata sobre como uma equipe com profissionais auto organizáveis consegue oferecer as melhores soluções dentro do projeto. Desenvolva um time que consiga se organizar, e entender o que é ou não prioridade dentro das entregas.

  1. Avalie o desempenho

De nada adianta cumprir todos os princípios mencionados acima, se não existe nenhuma avaliação de desempenho para mensurar o andamento da estratégia. Converse bastante com sua equipe e alinhe todas as informações, apresentando propostas de melhorias no desempenho individual e também coletivo.

O Agile Marketing é um modelo com foco nas pessoas, processos e resultados, que pode ser implementado em qualquer tipo de empresa, independente do seu setor de atuação, tamanho e faturamento, trazendo benefícios surpreendentes!

 

 

 

 

 

 

 

 

Referência: ClintHub

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