Qualidade de dados e sua importância para o negócio

A análise de dados é uma etapa importante em qualquer processo decisório dentro de uma empresa. Mas, para que tais informações sejam relevantes e possam garantir retornos positivos para o negócio, é essencial que a organização se certifique da qualidade de dados. Isso significa consultar a procedência dos fatos, verificar a composição dos elementos, avaliar a consistência das informações disponíveis, entre outros procedimentos.

Os dados necessários para a consolidação das informações são mais importantes para os negócios. Os bens são intangíveis que ajudam a manter a competitividade e que podem definir uma situação de sobrevivência no mercado.

Veja como manter a qualidade dos dados é essencial para o negócio!

 

Qual a importância da qualidade dos dados para o negócio?

A qualidade dos dados é um fator muito importante, pois através deles será gerado o processo de planejamento estratégico que, seja de curto ou longo prazo, terá um mesmo objetivo, o sucesso empresarial. Para isso, é preciso que a empresa, através de equipes bem treinadas, tenha entendimento e conscientização sobre os dados gerados e armazenados por ela, ao realizar trabalhos para avaliar e corrigir, se necessário. Afinal, se houver investimento em TI que não contemple a qualidade dos dados, a empresa terá como resultado vários prejuízos. Já se a organização investir na Qualidade dos Dados, quaisquer que sejam as ferramentas adquiridas, os benefícios serão enormes.  Eliminar a incerteza nos processos de decisão é muito importante para o avanço da competitividade. Tal eliminação pode ser realizada através da correção e criação de práticas para se verificar o grau da qualidade dos dados. Realizar práticas corretivas dos Dados fará com que as informações compostas para se transformar em informação gerem melhores resultados como apoio no processo decisório. Assim, os responsáveis por decidir o rumo da empresa terão mais confiança nas informações que estão utilizando como apoio no processo decisório.

Prejuízos provocados pela baixa qualidade de dados

Dados inconsistentes podem trazer danos sérios à empresa — e não apenas na tomada de decisões, como também no cotidiano da organização. Os problemas podem ir além das deliberações equivocadas e atingir até mesmo os funcionários e clientes da companhia.

Abaixo, explicamos como os dados de baixa qualidade podem causar danos à empresa:

Afeta a saúde financeira da empresa: Uma decisão baseada em dados inconclusivos pode levar a investimentos de alto risco que não trarão o retorno esperado;

Prejudica a produtividade e o desempenho: Uma conclusão equivocada pode prejudicar a produtividade dos funcionários, agora sobrecarregados com o novo volume de trabalho. Essa queda de rendimento resultará, consequentemente, no baixo desempenho da empresa;

Traz problemas de segurança: Uma falha na base de dados da empresa pode afetar seriamente seus procedimentos de segurança. Por isso, é importante que o cadastro das informações passe por verificações periódicas, de modo a garantir a proteção necessária da organização e dos seus clientes.

Portanto, informações asseguradas e validadas são vitais para o bom funcionamento das atividades da empresa, sejam elas operacionais, administrativas ou estratégicas. A qualidade de dados é importante em diversos cenários e pode ser definitiva para o sucesso do negócio.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências: GS1; LinhaDeCódigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *