Quais são os 3 problemas de não qualificar os leads no Inbound Marketing?

Os leads qualificados são aqueles que têm potencial de compra, ou seja, os que têm mais probabilidade e a intenção de adquirir os seus produtos ou serviços. Dessa maneira, eles estão prontos para comprar — facilmente o seu time comercial converte as vendas.

Contudo, há o outro lado da moeda: os leads ruins, ou seja, os que não são qualificados no Inbound Marketing. Esses são um problema para a sua empresa, porque você investiu tempo e dinheiro em suas estratégias, no entanto, os esforços e objetivos não foram conquistados.

Quer saber quais são os 3 principais problemas de não qualificar os leads no Inbound Marketing? Veja agora!

1. Investir tempo e dinheiro na persona errada

Muitas vezes você tem um lead que é muito diferente da sua persona. Por exemplo: imagine que a sua empresa vende automação de marketing e a sua persona seja uma mulher de 30 anos, analista de marketing em uma grande empresa, que tem como principais problemas não ter tempo para mensurar os resultados de suas estratégias.

No entanto, você recebe um lead que é um homem de 60 anos, empresário, cujo seu principal problema é o não querer ter nenhum tipo de investimento em marketing.

As chances de não haver a conversão em vendas no segundo caso, são muito grandes. Isso porque, esse lead não vai gerar nenhum retorno para a sua empresa. Dessa maneira, podemos dizer que ele está “perdido” em suas estratégias e nenhuma ação vai integrá-lo ou acolhê-lo, afinal, ele não é o seu alvo. Assim, é  perda de tempo querer transformar esse lead em um cliente.

2. Não converter as oportunidades em vendas

Quando você não investe na qualificação dos seus leads, não há como medir quem pode (ou não) se tornar um cliente em potencial. Dessa maneira, não há como converter em vendas as oportunidades de negócio.

Outro grande erro que encontramos aqui, é o de querer qualificar os leads de maneira intuitiva, baseada naquilo que o dono da empresa pensa, considerando suas próprias opiniões e percepções.

3. Não conseguir mensurar o ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica do marketing digital para calcular, como o nome prevê, todo o retorno que as estratégias proporcionam, considerando o valor investido.

Quando você não investe na qualificação dos seus leads, não há uma oportunidade de venda sólida, portanto, não há como calcular se as ações estão gerando resultados em um determinado período.

Qualificar os leads no Inbound Marketing é importante para que as suas estratégias do marketing digital tragam resultados satisfatórios e para que você calcule o retorno sobre o investimento. Do contrário, você gera uma pilha de leads ruins, ou seja, aqueles que não têm nenhuma intenção de compra no seu produto ou serviço. Dessa maneira, perde tempo e dinheiro investindo na persona errada.

Com este post, você conferiu os 3 maiores problemas de não qualificar os leads no Inbound Marketing. Você gostou do nosso conteúdo? Então, que tal retornar para o nosso site e conhecer as nossas soluções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *