Por que empresas de sucesso não iniciam seu planejamento de vendas em dezembro?

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Definir a estratégia de todo um ano toma tempo (e deve continuar tomando mais do que apenas uma ou duas reuniões), afinal toda a direção deve considerar diferentes variáveis antes de fechar suas metas e objetivos para o próximo ano.

Qualquer erro no cálculo pode jogar o valor das ações para baixo em grandes empresas. No nosso cenário, pode significar a diminuição da confiança dos investidores (ou potenciais investidores) e deixar toda a equipe desmotivada. Ninguém gosta de correr atrás de uma meta inalcançável.

Além disso, o ano seguinte começa antes do calendário acabar. É necessário estruturar as bases e tornar o planejamento sólido para não perder tempo no ano seguinte!

Imagine que você deseja dividir seu time comercial entre Hunters e Closers em 2016, por exemplo.

Se você deixar para pensar no planejamento em dezembro, terá menos de 15 dias para contratar seu time, desenhar o processo, treinar o time para o novo fluxo de vendas, entre outras atividades.

Sem pessimismo algum, duvido que você consiga contratar ao menos duas pessoas nesse prazo à essa época do ano, quem dirá ter algo pronto no início de 2016.

Com ao menos 30 dias para ter um time minimamente eficiente, você já terá jogado um mês de resultados fora…

Por fim, previsibilidade zero, pois a equipe pode não render tão bem quanto você gostaria logo no primeiro trimestre e os ajustes feitos vão demorar mais um ciclo de vendas para aparecer.

E aí? Ainda vai ser possível bater as metas?

A Piattino desenvolve um trabalho bem interessante na identificação e geração de leads qualificados, indo da seleção do público alvo, comunicação, divulgação do produto solução até a identificação e qualificação de reais oportunidades de vendas.

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