O marketing como fator de alavancagem de vendas

Quando as vendas estão em baixa, a reação mais comum entre os empreendedores costuma ser culpar o mercado e a economia. Sim, em parte, eles têm razão. Quando as vendas vão mal, há sempre um fator externo influenciando nos resultados. Mas também pode existir um fator interno: a falta de estratégias de marketing mais eficientes que possam ajudar a atrair e converter o público-alvo em clientes e assim alavancar os resultados da empresa. Entre as estratégias mais utilizadas estão o planejamento de produtos e serviços, as ações de comunicação e divulgação, as políticas de preço, os modelos de distribuição, além de formatos para capturar e reunir mais informações sobre potenciais consumidores.

O marketing é um conjunto de ações estratégicas que agem em prol de facilitar, e impulsionar a área de vendas. Resumidamente, quando falamos em estratégias de marketing, estamos falando em 2 fatores super importantes para o desenvolvimento do seu plano de vendas:

1 – Estratégia: a coordenação conjunta de ações em prol de uma meta ou objetivo específico.

2 – Marketing: ações focadas em produtos, público-alvo, mercado e promoções do que oferece ao seu cliente.

Logo, as estratégias de marketing unem ações direcionadas para um objetivo maior (vender mais, converter mais e fidelizar mais). Mas ao mesmo tempo, precisamos olhar para o desenvolvimento do produto, mercado ou público-alvo.

Uma das estratégias que tem se destacado é o marketing digital e suas ações, abaixo segue algumas dicas destas ações:

Marketing Digital:

O marketing digital é rico em estratégias que o ajudarão a alavancar vendas sem precisar elevar o custo de aquisição de clientes de forma proporcional.

Aliás, as estratégias de marketing digital mais populares são conhecidas justamente por ajudar a realizar o contrário, ou seja, diminuir o custo de aquisição enquanto aumenta os lucros.

Entre as principais táticas que você deve dar atenção, podemos citar:

Redes sociais

As redes sociais também são canais excelentes de marketing, tanto pelo enorme volume de pessoas que as usam quanto pelas características desses sites.

Cada vez mais, eles têm disponibilizado recursos próprios para empresas que desejam atrair mais pessoas, engajar melhor os fãs que já possuem e até vender diretamente para eles por essas plataformas sociais.

E-mail marketing

e-mail marketing é outra forma de manter o relacionamento com os seus possíveis clientes e fazê-los lembrar da sua marca o tempo todo, enquanto gera valor para eles.

Uma grande vantagem do uso de e-mail é que esse é um canal conveniente para os usuários. Não é à toa que essa forma de atração e nutrição de leads é uma das que apresenta melhor taxa de conversão do marketing digital.

SEO

Como falamos na parte de busca orgânica, a maioria dos seus clientes encontrarão a marca através de buscas online. Atualmente, o Google é a maior página de buscas existente. A estratégia de SEO é focada em criar conteúdo que seja amigável para o Google, o que faz com que sua marca fique ranqueada em posições melhores.

CRM

Um sistema de gestão de relacionamento com o cliente é essencial para qualquer empresa ou marca que queira vender mais. Entender o cliente é o primeiro passo para aumentar as vendas, e você não vai conseguir entender o cliente de uma forma prática, se não tiver um sistema de gestão. Busque os sistemas que sejam mais adequados para o seu tipo de processo de negócios e veja, aos poucos, a diferença que isso fará na forma como o seu produto é vendido ou como a sua marca é vista.

Alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa se tiver todas essas estratégias em ação.

 

 

 

Referências: Marketing de Conteúdo, Sebrae, Você Vendedor

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