Copa do Mundo da FIFA™ e Big Data

Sabemos que a análise de dados e as estatísticas fazem parte de toda e qualquer estratégia mercadológica. Dessa maneira, o Big Data (número de dados baseados no volume, velocidade e variedade) também faz parte da Copa do Mundo da FIFA™, você já pensou nisso?

O Big Data ajuda a criar soluções e estratégias para melhorar a performance esportiva, porque avalia e encontra dados relevantes para fazer uma análise do seu time e do time corrente.

Para você ter uma ideia, ele ajudou a Seleção Alemã de Futebol a vencer a Copa do Mundo da FIFA™ de 2014. Ficou interessado no assunto? Leia mais!

O Big Data no futebol

Sabemos que o Big Data é utilizado nas estratégias de marketing nas empresas de todos os segmentos. Contudo, ele também é recomendado para todo o ambiente esportivo (tênis, vôlei, handebol, fórmula 1, MMA, futebol).

Isso porque, as ferramentas de processamento de dados ajudam a lidar com as variáveis que não são analisadas pelo simples olhar humano. Dessa maneira, a automação ajuda a avaliar o desempenho do atleta (frequência cardíaca, queda de força, altura do impulso, estrutura física) e avalia com mais rapidez os seus limites e tudo o que ele precisa melhorar para enfrentar o adversário.

Assim, essa avaliação permite que o técnico explore os pontos fracos do atleta, evitando as suas falhas e melhorando o seu desempenho.

O Big Data na Copa do Mundo da FIFA™ de 2014

A seleção da Alemanha foi pioneira na utilização do Big Data, por isso, virou um case de sucesso — ele ajudou o time a vencer, por isso, foi considerado o seu 12º jogador.

Dessa maneira, o Big Data foi um dos segredos para a Alemanha conquistar o 4º título mundial.

Eles contaram com a tecnologia alemã SAP (sistema integrado de gestão empresarial). Por meio dela, avaliaram a comissão técnica, as jogadas ensaiadas, as movimentações em campo e os pontos fortes e fracos das 32 seleções que competiram.

 

Assim, foi possível melhorar o desempenho do time, ganhando superioridade estatística. Confira como funciona a explicação do vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=38&v=RcqA3qqBaPc (importar o vídeo).

O Big Data e a Copa do Mundo da FIFA™

Sabemos que a análise de dados é estratégica em qualquer segmento. Contudo, além do resultado da análise de dados que a automação permite, é preciso que a intervenção humana conduza esse processo em melhoria e aperfeiçoamento do desempenho do time.

O Big Data ajuda a criar estratégias para serem utilizadas dentro de campo. Contudo, cabe a equipe técnica e aos jogadores tomarem as melhores decisões e superarem as suas maiores dificuldades.

O Big Data é uma excelente estratégia mercadológica para avaliar o volume de dados, interpretá-lo e criar maneiras para sair na frente da concorrência e, no caso do futebol, vencer os times adversários.

Então, ficamos com a seguinte reflexão: a Alemanha não soube utilizar as estratégias para a Copa do Mundo da FIFA™ de 2018? O que aconteceu de errado? Afinal, as estatísticas apontavam que a Alemanha tinha 18% de probabilidade de vencer e o Brasil apenas 13%. Qual é o seu palpite?

Com este post, você conferiu a relação entre Copa do Mundo da FIFA™ e Big Data. Qual é a sua opinião sobre o assunto? Deixe um comentário neste artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *