A importância de criar um mailing qualificado.

Uma lista de pessoas seletas, que demonstraram interesse na sua empresa e podem, num futuro próximo, tornarem-se clientes. Essa é uma boa definição de um mailing qualificado, ou seja, você não tem pessoas aleatórias na sua lista de contatos, apenas pessoas com potencial para manterem um relacionamento de longo prazo com seu negócio, gerando valor.

Muitas empresas cometem o equívoco de comprarem listas de e-mails prontas, contudo, essas listas não são autorizadas pelos donos dos e-mails, o que configura prática de spam de quem os utiliza. Além disso, sua estratégia de marketing fica comprometida porque esses leads não têm o perfil das suas personas, tornando muito mais difícil convencê-las a comprar de você.

 

Por que construir uma lista de e-mails qualificada

 

Você pode pensar que começar um mailing qualificado do zero demanda muito tempo e trabalho e que suas vendas serão prejudicadas por isso, mas a verdade é que, se você compartilha conteúdo de qualidade, os leads qualificados aparecem rapidinho. Uma vez que você comece sua base de leads de forma orgânica, gerando valor e mostrando seu know-how para as pessoas, perceberá grandes conquistas, como essas:

Relacionamentos duradouros

Com uma boa estratégia de e-mail marketing você é capaz de desenvolver excelentes relacionamentos com seus leads e clientes, aumentando a fidelização e o engajamento. Quanto mais as pessoas confiarem na sua empresa, mais propensas a comprar dela estarão.

Comunicação clara e assertiva

O e-mail é a ferramenta ideal para manter uma comunicação ágil com seus leads e clientes, pois não possui intermediários. Você manda sua mensagem e o destinatário a recebe em segundos. Por isso ele é bastante efetivo nas conversões, pois você pode criar uma promoção relâmpago e instigar sua base de contatos a interagir imediatamente com a sua mensagem.

Ciclo de vendas reduzido

O processo de nutrição de leads ajuda a educar e informar seu público a respeito do seu mercado, acelerando a tomada de decisão. Quando o lead se sente pronto para a compra, procura sua empresa e fecha o negócio em menos tempo do que se estivesse nessa jornada sozinho, buscando informações aleatórias na internet.

Melhor entendimento sobre a jornada do cliente

Jornada do cliente é o caminho que uma pessoa percorre entre descobrir uma necessidade, conhecer sua empresa e adquirir sua solução. Quando você tem uma lista de leads qualificados e monitora todas as interações desses leads com seu conteúdo, consegue mapear quais são os assuntos de maior interesse, quantas vezes as pessoas interagem com suas mensagens, se compartilham, se visitam seu site ou blog depois de receber uma mensagem, entre outras informações que ajudam a entender ainda mais como chegar até essas pessoas e convertê-las em clientes.

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