5 canais essenciais para reduzir o ciclo de vendas usando conteúdo

Estar por dentro dos canais que vão ajudar você a reduzir o ciclo de vendas é crucial para fazer um trabalho completo, que dê resultados consistentes e duradouros.

Separamos os 5 principais, que vão fazer a sua estratégia de marketing e vendas decolar como nunca antes:

1. Blog corporativo

O blog corporativo é o principal canal de produção e distribuição de conteúdo que uma empresa pode ter, por várias razões.

Para começar, é muito fácil criar e manter um blog. Além disso, se trata de um canal exclusivo da sua marca, no qual é possível controlar 100% da mensagem que deseja passar ao público.

O blog é tão importante que quase todos os canais listados abaixo têm relação direta com ele.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, a grande maioria do material produzido é para o blog, visto que é mais fácil produzir peças na proporção adequada para cada etapa do funil, engajar os leitores e gerar leads.

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2. Email

O email marketing, tática usada para cultivar o interesse dos leitores que assinam a sua newsletter, se mostra muito vantajoso por conta dos altos índices de conversão.

O email é uma ferramenta muito prática, e já faz parte da rotina da maioria das pessoas. Isso faz com que as chances de um lead entrar em contato com o seu conteúdo sejam muito maiores.

Mas a maior virtude do e-mail marketing é a possibilidade de personalizar os envios de acordo com o estágio de cada lead no funil de vendas.

Por meio desse recurso, cada assinante vai receber o conteúdo certo na hora certa, de modo que o ciclo de vendas seja encurtado no ritmo adequado.

Isso quer dizer que você não vai acelerar demais o relacionamento com quem ainda não estiver pronto, nem demorar demais para vender a quem já estiver preparado.

3. Redes sociais

As redes sociais também oferecem um ambiente incrível para oferecer conteúdo de qualidade e interagir com o público de uma forma relevante.

Vale a pena apostar na produção de conteúdos mais curtos e de consumo rápido, de preferência com grande apelo visual.

Compartilhar links para os posts do seu blog também ajuda a conseguir tráfego e expandir o alcance dos conteúdos publicados no seu blog.

Em vez de criar perfis em todas as redes sociais possíveis, é mais interessante perceber em quais delas a sua persona está presente.

Desse modo, trocando quantidade por qualidade, se torna mais fácil marcar presença e manter uma frequência de postagens que traga resultados positivos para a sua estratégia.

4. Materiais ricos

Materiais ricos englobam todo tipo de peça de conteúdo que ofereça um nível mais elevado de informação.

Normalmente esse tipo de material leva mais tempo para produzir, mas é considerado de valor superior e, portanto, serve muito bem para a geração de leads.

Alguns dos principais exemplos são e-books, webinars, infográficos, templates, checklists e outros tipos de conteúdo relevante.

5. Páginas do seu site

As páginas do seu site também são fontes de conteúdo, e podem contribuir bastante com a redução do ciclo de vendas por informar e, acima de tudo, conquistar os clientes.

Algumas das páginas a que você pode (e deve) dar atenção especial por usar conteúdo de qualidade são:

  • página de produto;
  • página de agradecimento;
  • perguntas frequentes (FAQ);
  • seção de informações sobre a empresa.

Além de investir em treinamento constante para os times de marketing e vendas, bem como usar ferramentas de qualidade, você já viu como é possível reduzir o ciclo de vendas usando conteúdo. Então não perca tempo, comece o quanto antes o seu planejamento!

Algo fundamental na redução do ciclo de vendas é acompanhar de perto o desempenho de setores estratégicos. Quer ajuda nisso?

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