As 4 fases do funil de vendas no Inbound Marketing

Provavelmente você já deve ter ouvido esse termo “Funil de vendas”, pois bem nesse artigo iremos te explicar o que é, e o que a  falta dele  provavelmente ele está fazendo no seu negócio, você pode estar aplicando forças nos lugares errados em sua empresa, por não ter um funil adequado para o  serviço ou produto que você oferece. O funil de vendas deve ser pensado e estruturado de acordo com seus objetivos e  principalmente alinhado com seu tipo de publico.

No geral, trata-se do acompanhamento e condução dos seus clientes desde o momento em que ele encontra a sua empresa, até que a venda seja de fato concretizada. E para que essa condução possa ocorrer de forma eficaz, é preciso conhecer bem os seus possíveis clientes, ou seja, é preciso entender como funciona o comportamento deles no momento de suas compras.

Nos últimos anos o marketing como um todo passou a utilizar o funil de vendas para segmentar suas estratégias, e para saber quando será a hora de tomar cada ação, assim de forma organizada a chance de se obter resultados satisfatórios aumenta e muito.

No Inbound Marketing um Funil de Vendas tem basicamente 4 fases, são elas:

Atração Nessa fase todo conteúdo que alimenta suas redes sociais, blogs, site da empresa e mídias pagas (On e Offpage), são criados para atrair o publico que você deseja atingir.

Conversão Já nessa etapa criam-se paginas especificas para conversão como Lading pages, ou paginas internas em seu site com formulários, call to actions para que o cliente atraído deixe seus dados realizando assim uma conversão que também pode ser feita através de e-mails marketing.

Venda Esse é o momento mais esperado pela sua empresa, a hora de concretizar a venda e para isso você precisa criar  um ambiente favorável, seguro e descomplicado para seu cliente efetuar a compra do seu produto ou serviço.

FidelizaçãoDepois da venda concretizada é hora de fidelizar esse cliente, para que no futuro ele volte a fazer negócio com você, e para que ele se torne um propagador da sua marca, sua empresa deverá tomar ações de pós venda para que esses clientes que vejam sua marca como referência no seu nicho de mercado.

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