Veja o que é e quais são os 9 passos do Método Canvas

O Business Model Canvas, ou Método Canvas, foi criado em 2008 por Alexander Osterwalder. Ele notou que a indústria estava ultrapassada e que precisava propor um novo modelo de negócios. Observou também que muitos projetos não saiam do papel, devido a tamanha burocracia durante o seu planejamento.

Dessa maneira, ele propôs uma espécie de mapa que é composto por algumas etapas para executar uma nova ideia com sucesso. Vamos aprender mais sobre o conceito? Confira agora quais são os 9 passos do Método Canvas!

1. Proposta de valor

Inicie o método resolvendo a seguinte questão: o que sua empresa vai oferecer (produto ou serviço) que realmente terá valor para os seus clientes? Em termos gerais, você deve avaliar os motivos pelos quais os seus consumidores precisam escolher a sua marca, ao invés da concorrência.

2. Segmento de clientes

Estude quem são os seus clientes e veja quais são os seus principais hábitos de consumo. Muito provavelmente o seu público-alvo será variado. Por isso, agrupe-os por interesse e tenha estratégias de interação com cada um deles.

3. Canais

Avalie em quais canais os seus clientes costumam adquirir um produto ou serviço. Ao escolher os canais permite que você desenvolva estratégias de relacionamentos e encontre maneiras para atingir o seu público.

4. Relacionamento com clientes

Avalie de que maneira a sua marca vai se comunicar com o seu público-alvo, ou melhor, com cada segmentação de clientes. Para dar certo, cada segmento precisa ter estratégias diferentes de interação.

5. Atividade-chave

Verifique todas as atividades que são essenciais para que o seu negócio funcione e entregue valor aos seus clientes — essa ideia deve nortear todas as suas estratégias.

6. Recursos principais

Liste quais são os recursos que são necessários para realizar as atividades-chave, desde infraestrutura até a equipe de trabalho.

7. Parcerias principais

Invista em parcerias para rentabilizar o seu negócio. Encontre parceiros e fornecedores que ajudam a tornar o seu negócio viável.

8. Fontes de receita

Estude como o seu negócio pode ter lucros. Crie uma planilha orçamentária contendo todos os seus gastos para definir quanto o cliente vai pagar pelo seu serviço ou produto, avaliando a sua proposta de valor.

9. Estrutura de custos do Método Canvas

Faça o levantamento de todos os custos fixos e variáveis que são necessários para o seu negócio funcionar.

O Método Canvas são nove blocos que conceituam e norteiam o rumo do seu negócio, avaliando os fluxos e processos e permitindo uma análise sobre a sua rentabilidade. Assim, colocar tudo na “ponta do lápis”, você avalia quais são as chances de sucesso das suas estratégias.

Neste post, você aprendeu o que é e quais são os 9 passos do Método Canvas. Você está pronto para criar o seu próprio método canva? Desejamos ótimos negócios!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *