Afinal, qual é a relação entre Business Intelligence e Big Data?

Muitas pessoas fazem confusão nos termos de Business Intelligence e Big Data. Talvez porque esses dois conceitos, frequentemente, aparecem juntos. Sabendo que eles não são a mesma coisa, você sabe qual é a relação entre Business Intelligence e Big Data?

Ambos trabalham com dados e também com muito planejamento estratégico e, se você souber aliar esses dois conceitos, certamente terá sucesso em seus negócios.

Precisa entender mais sobre essa relação? Confira agora mesmo!

O que é Big Data?

Atualmente, inúmeros dados são gerados a cada segundo. Isso porque, as pessoas geram tráfego em sites, redes sociais, blogs, ferramentas de CRM, vídeos, música e uma infinidade de outras plataformas.

O Big Data avalia esse volume de dados por meio do ambiente interno, externo, tendências e concorrência.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) ou a inteligência de negócio trata-se de uma análise mercadológica e de dados para um planejamento estratégico que permite que a sua empresa saia na frente da concorrência.

Analisa as fontes de dados e também planeja ações que determinam o rumo do negócio, auxiliando a empresa na tomada de decisões.

Como o Big Data e o BI trazem sucesso ao seu negócio?

Se o Big Data se refere ao grande volume de dados dos usuários e o BI interpreta essas informações e traz insights que ajudam na tomada de decisões, podemos afirmar que a relação entre os dois termos devem nortear a sua marca, você concorda? Confira algumas vantagens deste investimento!

Melhora a tomada de decisões

Quando você transforma os dados reais e mercadológicos para a inteligência do seu negócio, proporciona assertividade na tomada de decisões, porque elas têm uma base concreta — gerando o crescimento da sua marca e eliminando o tradicional “achismo”.

Reduz os custos da sua empresa

Investindo na análise de dados há a redução de custos operacionais. Isso porque, quando você tem um planejamento eficiente, fica muito mais fácil tomar as decisões corretas e, consequentemente, melhorar a entrega dos resultados. Assim, evita custos desnecessários porque alavanca as vendas.

Descoberta de novas oportunidades de negócio

Quando você analisa as pesquisas de mercado e descobre as tendências, cria cenários diferentes que proporcionam excelentes oportunidades de negócios. Assim, é possível fazer um planejamento mais eficiente com promoções e lançamentos que ajudem o setor de vendas a firmar ótimas parcerias.

Fideliza os clientes

Ao integrar o BI e o Big Data é possível criar estratégias focadas na fidelização de clientes. A otimização desse processo ajuda a trazer informações que favorecem a descoberta dos principais motivos dos clientes escolherem a sua marca e também estudar o que ele pensa da concorrência. Assim, a sua empresa se antecipa e busca soluções inovadoras para manter a satisfação.

Sabemos que tanto o Big Data quanto o BI são importantes para a sua empresa. Por isso, quando você cria estratégia que os integre, há a certeza de proporcionar ótimas oportunidades de vendas para a sua marca.

Neste post, você conferiu qual é a relação entre Big Data e Business Intelligence. Você gostou desse conteúdo? Então, aproveite e leia também sobre a inteligência de mercado aliada ao Big Data na otimização de estratégias de marketing. Boa leitura!

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