Veja 6 métricas do marketing que você precisa mensurar em suas estratégias!

As métricas do marketing são utilizadas para mensurar os resultados das suas campanhas. Afinal, de nada adianta você investir em publicidades maravilhosas, se não souber validar se essas estratégias estão (ou não) trazendo resultado para a sua empresa.

Realizar testes e acompanhar as principais métricas do marketing são importantes para verificar se as campanhas estão indo pelo caminho certo ou se precisam de algum ajuste.

Se você quer entender um pouco mais sobre as principais métricas de marketing, continue a leitura!

Quais são as principais métricas do marketing?

Existem diversas métricas que você pode acompanhar e isso não significa que você precisa mensurar todas: escolha as que mais se enquadram com o seu tipo de negócio. Para isso, apresentaremos as duas principais de cada objetivo (atração, conversão e receita). Confira!

Métricas de atração

  • Número de visitantes recorrentes;
  • Fontes de tráfego.

Métricas de conversão

  • Taxa de rejeição (bounce rate);
  • Taxa de cliques.

Métricas de receita

  • Custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Agora que você aprendeu brevemente sobre quais são as 6 principais métricas, vamos conversar sobre cada uma delas?

1. Número de visitantes recorrentes

A métrica mensura quantas pessoas saíram e depois retornaram ao seu site. Dessa maneira, você consegue avaliar o que atrai o público para o seu site.

2. Fontes de tráfego

As fontes de tráfego são para descobrir de onde os usuários vêm para acessar o seu site. Assim, você avalia se as suas estratégias de marketing nas redes sociais, newsletter e outros canais estão conduzindo as pessoas a visitar a sua página.

3. Taxa de rejeição (bounce rate)

Essa métrica se refere a quantas pessoas entraram e saíram imediatamente do seu site, sem se interessar por nenhum material.

4. Taxa de cliques

A taxa de cliques é feita para avaliar os seus anúncios pagos e e-mail marketing. Dessa maneira, você avalia se as suas campanhas estão gerando alguma ação nos seus visitantes (ou se é necessário melhorar as chamadas de CTA).

5. Custo de aquisição por cliente (CAC)

Essa métrica serve para você avaliar quanto você investe para conquistar um novo cliente. Por exemplo: houve o investimento de R$ 10.000,00 em um mês e você conquistou 20 novos clientes. Assim, o seu CAC seria de R$ 500,00.

6. Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das principais métricas do marketing, porque ele avalia qual é o retorno sobre o seu investimento. Para calculá-lo, é preciso pegar o número total da receita, diminuir o valor do custo do investimento e depois dividir pelo custo do investimento. Assim:

ROI = R$ 20.000,00 – R$ 8.000,00/ R$ 8.000,00

ROI = R$ 1,50.

Calcular as métricas do marketing são importantes para verificar se as suas estratégias estão dando certo. Caso contrário, é possível pensar em maneiras diferentes para atrair o público e fidelizar os seus clientes.

Neste post, você aprendeu quais são as 6 principais métricas do marketing. Se você se interessa pelo assunto, temos a certeza que também vai gostar de ler qual é a importância do ROI e como calculá-lo nas campanhas de Adwords! Boa leitura!

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