SDR: como ele pode ajudar no seu time de vendas?

A equipe de SDR (ou Sales Development Reps) é a responsável por fazer a pré-venda nas empresas, qualificando as leads que chegam ao negócio por meio das ações de Inbound Marketing. Sabemos que a equipe de vendas dentro de uma empresa, é muito importante, não é mesmo? E, alinhar sua estratégia de Inbound Marketing com as vendas é fundamental para o sucesso. Para otimizar ainda mais os resultados, sua empresa precisa ter um representante de vendas, ou sales development representative (SDR), fator decisivo para o sucesso, tanto de sua estratégia de vendas como para a de Inbound Marketing.

 

Qual papel do SDR (Sales Development Reps)?

Como SDR, o profissional deve pesquisar, identificar e gerar novos leads nos mais diversos segmentos, o time de SDR tem o objetivo de fazer com que os leads qualificados se convertam em vendas – com o time especialista nesse quesito. Mas, como funciona? O time de SDR faz o lead qualificado conhecer de forma mais aprofundada o produto ou serviço, para que em seguida sejam abordados pelo time de vendas. Em suas tarefas inclui: participar de campanhas de marketing, usar o data base e entrar em contato com os leads para oferecer determinado produto ou serviço.

 

Como esse profissional pode ajudar no time de vendas?

Como você viu anteriormente, o time de SDR tem o foco em gerar cada vez mais negócios para o time de vendas finalizar. Sendo assim, ao ter um SDR, você está dividindo seu processo de vendas em duas etapas: qualificação de leads e trabalhar com os leads qualificados. Dessa maneira, o processo fica muito mais alinhado e ágil, além de gerar mais resultados para a empresa, ou seja, um faturamento melhor e um bom ROI (retorno sobre o investimento).

 

Portanto, atualmente, não basta ter apenas bons vendedores, é preciso alinhar o seu processo, ter uma engenharia de vendas. Para isso acontecer, faz-se necessário trabalhar com a estratégia de Inbound Marketing alinhada à estratégia de vendas através do trabalho em equipe dos times de vendas e SDR.

 

 

Referências: WCK 

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