Estratégias para Impulsionar a Transformação Digital

A transformação digital trata-se de uma mudança organizacional baseada no uso de tecnologias digitais como nuvem, dispositivos móveis, redes sociais, blockchain, impressão 3D, big data, visualização e analytics avançado, robótica, digital twins (que é modelagem em software de coisas e processos físicos), Internet das Coisas e Inteligência Artificial (IA) em combinação com modelos de negócio novos e repaginados para aumentar o crescimento e o valor. Ela envolve a reestruturação de processos e a absorção de uma cultura digital, voltada para gerar ganhos de produtividade de diversas maneiras:

  • Melhoria da experiência do cliente;
  • Novas formas de comercializar produtos e prestar serviços;
  • Otimização da cadeia de processos;
  • Auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

 

Faça 3 perguntas para si mesmo na hora de planejar sua transformação digital:

 

1 – Por que transformar?

No mundo conectado de hoje, os consumidores estão adotando e se beneficiando de tecnologias novas e emergentes de novas maneiras. Suas necessidades, ações e hábitos estão mudando. Eles estão melhor informados do que nunca e esperam experiências de cliente de melhor qualidade e descomplicadas, além de serviços aprimorados com custos reduzidos e em tempo hábil.

 

2 – O que transformar?

Impulsionar a transformação digital com sucesso requer as tecnologias e capacidades digitais certas para reposicionar e melhorar os principais modelos de negócios principais da atualidade e criar novos modelos de negócio, produtos e serviços para impulsionar o crescimento para o futuro.

Abaixo algumas áreas que podem ser beneficiadas por estas tecnologias:

  • Experiência do cliente: uma visão e compreensão completa dos seus clientes. Isso ajudará a fornecer engajamento personalizado e direcionado, além de experiências descomplicadas para seus clientes em todos os canais e pontos de contato;
  • Digitalização de processo, integração, automação e excelência: processos e modelos de negócio repaginados com melhor automação e integração em todo o ecossistema. Isso ajudará a impulsionar mais eficiências operacionais, produtividade e melhores dados para insights de negócios. Isso também liberará recursos para concentração de mais tempo em programas estratégicos, inovação e criatividade, além de criar novos produtos e serviços para crescimento no futuro;
  • Capacitação para funcionários: uma plataforma robusta de colaboração e networking para funcionários se conectarem, compartilharem, colaborarem e aprenderem em qualquer local, dispositivo e horário. Isso ajudará a criar sinergias globais e responder às demandas do mercado local rapidamente.

 

3 – Como transformar?

  • Crie a oportunidade e o desafio: crie percepção e alinhamento da empresa, faça pesquisa e descoberta de usuários, avalie o processo original, a jornada e a experiência, avalie a prontidão e a maturidade digital e desenvolva estratégia e visão de alto nível;
  • Foco, plano e design: crie e desenvolva a experiência e a jornada do estado futuro, faça análises de viabilidade, desejabilidade e usabilidade, determine as capacidades e tecnologias digitais certas, faça experimentos para comprovar conceitos, priorizar e desenvolver o roteiro da transformação digital geral com um plano em diferentes ritmos, execute o plano de forma ágil e contínua;
  • Envolva a organização: gere percepção dos programas de transformação digital, comunique as mudanças, o impacto e benefícios para a empresa, envolva as equipes e mobilize a empresa de acordo com as possibilidades;
  • Sustente a transformação: promova a adoção e a utilização, obtenha feedback e ideias, avalie e monitore e aprimore continuamente o processo e a experiência, além de lançar novos recursos e capacidades.

 

A transformação digital deve estar atrelada a um plano estratégico consistente, em que o digital não é um fim em si, mas um meio de melhorar a produtividade, integrar, otimizar e agilizar a cadeia produtiva, simplificar processos e entregar mais valor ao cliente final, conseguindo trazer mais riqueza para a empresa.

 

 

 

Referências: SalesForce, Trello

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