Marketing de Serviços

Marketing de serviço é caracterizado por todas as ações de identificação, planejamento e execução de atividades voltadas para atender as necessidades dos clientes, nesse tipo de marketing, as necessidades do público-alvo de interesse são colocadas em foco de modo a garantir que a contratação dos serviços oferecidos. Os serviços são produtos intangíveis que as empresas oferecem a seus clientes de modo a agregar valor, resolver problemas, facilitar a vida e/ou atender a uma necessidade específica. Diferentemente dos produtos físicos, os serviços são avaliados de maneira mais subjetiva e, principalmente, menos padronizável.

 

Características dos Serviços

Os serviços possuem características próprias que nos permitem diferenciá-lo de maneira simples de um produto, que são:

  • Intangibilidade: como já dito, um serviço é algo que não se pode tocar;
  • Heterogeneidade: mesmo que similares, dois serviços nunca são idênticos ou iguais;
  • Inseparabilidade : a produção e o consumo são parciais ou totalmente simultâneos;
  • Ausência de propriedade: ao contratar um serviço, você adquire o direito de receber a respectiva prestação, além do direito ao uso, ao acesso ou ao arrendamento da coisa adquirida, mas não à sua posse propriamente dita;
  • Perecibilidade: um serviço é algo que não pode ser armazenado, como ocorre com os produtos. Ele termina junto da prestação propriamente dita.

 

Qual a Importância do Marketing de Serviços?

Uma estratégia bem estruturada de marketing de serviços pode gerar um impacto direto e positivo na empresa prestadora, isso porque, ao colocar em práticas essas ações, ela consegue aumentar sua visibilidade. Ou seja, mais pessoas são atingidas com o foco de saber o que e como a empresa faz e como consequência oportunidades de negócio vão surgindo. O importante é manter a estratégia aliada à apresentação de diferenciais, confiabilidade e vantagens do negócio, para que a empresa seja lembrada quando são citados os serviços que ela oferece.

 

Vantagens da Utilização do Marketing de Serviços:

Relacionamento com o cliente: Uma das grandes armas nesse processo é a forma como a empresa se comunica com os clientes, pois assim a uma interação e reconhecimento das necessidades. Conhecendo os desejos do seu público-alvo, a empresa consegue estabelecer estratégias de marketing cada vez mais personalizadas e assertivas. Isso cria um vínculo entre a empresa e o cliente, pois ele começa a sentir que suas necessidades são verdadeiramente atendidas pela empresa.

Valor agregado: Além de aumentar a visibilidade da marca, o marketing de serviços também é capaz de agregar mais valor aos serviços prestados. Ao tornar os serviços mais efetivos, a qualidade aumenta e, consequentemente, o valor agregado também. É uma reação em cadeia positiva.

Fidelização: Quanto mais forte for esse relacionamento criado com seu cliente, mais vezes ele retorna para contratar novos serviços, o que permite que a empresa construa uma base de consumidores fiéis e é bastante provável que um cliente satisfeito indique os serviços para outro de mesmo perfil.

 

Portanto, o marketing de serviços é composto por todas as ações de planejamento, estratégia e execução que focam nas demandas do público para realizar uma oferta de serviços adequada, não apenas a empresa consegue mais conversões, como também obtém destaque no mercado em relação aos concorrentes.

 

 

Referências: Klick Pages, Saia do Lugar

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