Data driven marketing: O que é e quais seus benefícios?

Com a grande velocidade da internet e um tráfego constante de informação, quem consegue utilizar os benefícios que os dados oferece acaba se sobressaindo em relação ao seus concorrentes. E o data driven marketing oferece vantagens informativas em relação ao mercado, o qual inclui concorrentes, tendências, preferência dos consumidores e entre outras informações relevantes para o negócio.

 

Mas afinal, o que é Data Driven Marketing?

Data Driven Marketing (ou marketing orientado por dados) é um processo na qual os profissionais de marketing obtêm informações e tendências ao analisar dados gerados pela empresa ou pelo mercado, transformando essas ideias em decisões acionáveis. Esta ferramenta viabiliza ações mensuráveis, pois o marketing é centralizado no cliente e é possível identificar precisamente o perfil do público-alvo e enviar a ele uma mensagem com a abordagem certa e no momento certo.

 

Objetivo do Data Driven Marketing

O objetivo do data-driven marketing é otimizar os processos e estratégias de marketing para atender às tendências em mudança e às demandas únicas do público e dos consumidores, para assim alavancar dados e obter uma visão mais profunda do que os clientes desejam.

 

Benefícios do Data Driven Marketing

Esta ação oferece muitos benefícios, incluindo vários fatores que favorece o negócio, desde a eficácia até a facilidade de implementação.

A seguir alguns dos benefícios e vantagens desta estratégia:

 

Segmentação do público  

Com os dados certos, as empresas optam por segmentar o seu público, focando nos perfis que está realmente interessado em seu produto/serviço assim direcionando seus esforços de marketing em cada canal e em que hora eles são ativos.

 

Conteúdo relevante

É preciso personalizar conteúdos e comunicações que vincula com os interesses da empresa, pois um conteúdo relevante é o atributo mais importante para uma campanha. Logo esta ferramenta possibilita na separação do que é e não é relevante para o público.

 

Permite fazer testes A/B

Na estratégia de data-driven marketing, os testes eliminam a necessidade de fazer suposições e permitem que você tome decisões baseadas em números, o que diminui a chance da sua decisão resultar em falhas no futuro.

Isso também faz com que você se concentre seus esforços em projetos que oferecem um ROI superior e que são de maior valor para o consumidor.

 

Otimiza a experiência do cliente                  

Se houver taxa de rejeição elevada ou uma conversão baixa em um certo ponto da campanha, é possível avaliar o porquê e ajustar, conforme necessário, para que a experiência do cliente seja otimizada e gere pontos satisfatórios para eles.

 

Conclusão

Os dados impulsionam a maioria das decisões de marketing no mundo altamente competitivo de hoje. No geral, a chave para se obter sucesso com os esforços de data-driven marketing é planejar, testar, analisar, iterar e, em seguida, reimplantar e dimensionar estes dados de forma adequada, uma vez que tenha obtido informações suficientes para estruturar o percurso da ação.

Com o uso de Data Driven Marketing, também poderá encontrar as informações mais relevantes para desenvolver qualquer estratégia necessária para crescimento da empresa. Além disso, somando a uma boa estratégia de TI, os dados ficarão sempre seguros e agrupados, o que facilitará qualquer análise.

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