Qual é a importância do ROI e como calculá-lo nas campanhas de Adwords?

Você sabia que o ROI é fundamental para sua estratégia de Inbound Marketing? Com ele, é possível mensurar o seu sucesso de maneira assertiva.

Nesse sentido, o Google Adwords também é uma ferramenta fundamental para sua estratégia, pois ele aumenta a visibilidade da sua marca e com uma boa campanha de Adwords, é possível gerar mais acesso e até mais conversões em vendas.

Contudo, é preciso conseguir medir esse resultado. E é quando voltamos a falar sobre o ROI, o indicador responsável por verificar a efetividade de cada ação e possibilitar melhorias.

 

O que é ROI?

O ROI significa Return on Investment, ou seja, retorno sobre o investimento. Ele nada mais é do que uma métrica utilizada para medir o retorno de qualquer investimento feito pela sua empresa. Assim, o resultado mostra o que você ganhou em comparação com o que foi investido para isso.

No caso de campanhas Adwords, o ROI significa o lucro gerado por determinada campanha em relação ao que foi investido. Com o cálculo dessa métrica, é possível avaliar os resultados e estruturar melhor seu orçamento, direcionando seus esforços para o que realmente gera mais retorno.

 

Qual a importância do ROI?

O ROI é uma forma de avaliar o desempenho dos seus investimentos que possibilita a você estruturar melhor seu orçamento e promover melhorias nas ações voltadas para sua estratégia de marketing. Ele é uma métrica eficiente e que afeta outras métricas, por isso, é importante ser monitorado constantemente.

Qual a importância de campanhas de Adwords para sua estratégia de Marketing?

O Google Adwords é considerado uma das melhores estratégias do mundo digital para aumentar a visibilidade da marca, gerar acessos e aumentar a conversão em vendas. Através de campanhas no Adwords, é possível se posicionar no mercado e estruturar estratégias assertivas para engajar todos os estágios de compra e personalizar o relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. Mas, para você conseguir elaborar campanhas eficientes, é preciso calcular o ROI.

 

Como calcular o ROI em campanhas de Adwords?

A fórmula do ROI é muito simples: Receita gerada – (custo total dos produtos vendidos + custo do investimento feito com a campanha) / custo total dos produtos vendidos.

Vamos a um exemplo?

Suponha que o custo de um produto seja R$ 10,00 e o valor de venda seja R$ 20,00. Suponha também que o custo de uma campanha no Adwords foi R$ 50 e a receita de produtos vendidos foi de R$ 200,00, ou seja, dez unidades. Assim, seu ROI será: R$ 200 – (R$ 100 + R$ 50) / R$ 100 = 0,5

Isso significa que você lucrou 50% do valor investido. Então, para cada R$ 1,00 gasto com a campanha, você recupera R$ 1,50.

O ROI, portanto, serve como um termômetro da sua campanha de Adwords. Assim, caso a campanha não tenha o resultado positivo, você consegue avaliar isso com mais agilidade e direcionar seus esforços para melhorias ou para uma campanha que esteja gerando mais lucros.

 

Fonte:  Avanti

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