5 dicas de como montar um plano de marketing

Na hora de montar um novo negócio, muitos empreendedores acabam esquecendo de desenvolver um plano de marketing, que é tão importante para a empresa quanto o famoso plano de negócios, já que seu principal objetivo é ganhar e manter clientes. Com um bom de marketing plano é possível estabelecer que estratégias e ferramentas serão usadas para atingir metas de vendas. Ele define o que será produto oferecido, o público alvo e táticas que serão usadas para gerar leads. Ele é um plano de ação que pode ser breve e direto, com tópicos que vão direto ao ponto. Confira que passos seguir na hora de montar o seu:

Passo 1: Analise a situação de sua empresa

A primeira coisa a se fazer é definir seus produtos e serviços e saber quais vantagens eles oferecem. Para isso, faça uma análise SWOT, definindo as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. As forças e fraquezas se referem às características internas da empresa, apontando vantagens e desvantagens em relação a negócios concorrentes. Já as oportunidades e ameaças delimitam aspectos positivos e negativos exteriores ao negócio. Com isso definido, será possível determinar como superar a concorrência.

Passo 2: Descreva seu público alvo

Elabore um parágrafo simples descrevendo o seu cliente potencial. Você pode fazer isso em termos demográficos, como idade, sexo, localização e renda, ou por critérios de estilo de vida. Saiba, por exemplo, se seus consumidores são conservadores ou inovadores, extrovertidos ou introvertidos, quais são seus hábitos de consumo. Essa descrição de seu público alvo servirá de guia na hora de planejar suas campanhas de mídia e relações públicas.

Passo 3: Estabeleça suas metas de marketing

Defina o que você espera obter com seu plano de marketing. Pode ser que você queira aumentar as vendas do próximo semestre, atingir um novo público ou reter consumidores. Cada negócio tem seus objetivos específicos, então mantenha uma lista de quais são eles. É importante que eles sejam mensuráveis, para que você possa avaliar os resultados e saber quando as metas forem alcançadas.

Passo 4: Defina suas estratégias

Depois de definir os objetivos do seu plano, é hora de pensar que estratégias serão usadas para suas alcançar as metas. É preciso pensar em táticas que variem de acordo com o público que será alcançado. Aquele que já tem alguma familiaridade com seu serviço, por exemplo, pode ser atraído por eventos e promoções de fidelidade. Já o público que já foi cliente em algum momento, pode ser alcançado com táticas interpessoais, como reuniões ou ligações. Também é ideal que você descubra que tipo de mídia atrai o seu público alvo, onde ele procura por informações sobre o tipo de produto ou serviço que você oferece.

Passo 5: Determine seu orçamento de marketing

Uma parte de seu lucro precisará ser dedicado ao seu orçamento anual de marketing. Isso pode ser difícil em empreendimentos novos, mas é importante manter em mente que o marketing é essencial para o sucesso de um negócio. E com a combinação de táticas certas, é possível se adequar aos orçamentos mais apertados. Se no final você sentir que não tem como pôr em prática suas estratégias, volte um passo e ajuste seu plano até que ele se torne mais acessível. Não importa o custo de suas estratégias, o importante é não deixar o marketing de lado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *