Ter um modelo de follow up eficiente pode fazer toda diferença nas vendas.

Sim, todo profissional de vendas sabe: seja por esquecimento ou falta de confiança, às vezes deixar de enviar um e-mail ou de responder um telefonema pode fazer uma venda importante ir por água abaixo.

O follow up é uma das mais importantes atividades do vendedor, apesar de muitos a acharem chata.

Dados divulgados pelo blog BDX não só mostram que 80% das vendas são fechadas somente depois do quinto contato, com esse número de contatos podendo chegar a 12, como também afirma que 48% dos vendedores não faz follow up.

Números tão contrastantes só deixam ainda mais evidente a importância do follow up e a necessidade de fazê-lo com cuidado e disciplina.

Mas mesmo vendedores dedicados e de alta performance acabam esbarrando em algum esquecimento, ou mesmo achando que estão “incomodando o cliente”, e deixam de manter um contato que poderia ser o momento decisivo que levaria ao fechamento da venda.

Por isso, antes de mostrarmos nosso modelo de follow up, vamos entender primeiro porque um follow up bem feito pode fazer tanta diferença na performance de vendas.

Para conhecer mais dados interessantes sobre follow up de vendas, confira esta postagem de nosso blog: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up.

A importância do follow up de vendas

O vendedor inteligente usa o follow up a seu favor para mostrar ao cliente que sua empresa está interessada em entregar uma solução para resolver os problemas dele, e este é o motivo de sua insistência em procurá-lo.

O objetivo do vendedor é conduzir o cliente até o fechamento e dar mais confiança a ele para seguir em frente no pipeline de vendas, desde a prospecção até o fechamento. É preciso ajudar o cliente a descobrir mais claramente qual é sua própria dor e como sua solução pode ajudá-lo.

Follow up significa acompanhamento: ajude a conduzir o cliente por esta jornada de compra, acompanhe-o neste caminho, pois ele não se sente seguro, não sabe a direção correta e precisa da sua ajuda!

No final, os dois serão recompensados: ele vai encontrar muito valor na solução que sua empresa oferece e você ou sua equipe vão bater metas e receber o devido prêmio e reconhecimento por isso.

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