Que tal fazer do seu negócio uma máquina de vendas poderosa?

making money

Independente do que você venda, não há quem não queira melhorar seus negócios, aumentar suas vendas, e gerar mais lucratividade, não é mesmo?

Esteja você em um mercado de crise, em um mercado em crescimento, ou até mesmo em um mercado inexplorado, você certamente quer tirar o máximo de sua empresa e torná-la uma máquina de vendas.

De empreendedores a executivos, passando por gestores, líderes, coordenadores e vendedores, todos os profissionais sonham com uma equipe e um processo de vendas eficiente.
Obs: Confira aqui uma apresentação sobre o tema!

Mas, será que é possível? Em tempos de grande concorrência e empoderamento do consumidor, as empresas acabam entrando em uma guerra de preços e vendas que podem prejudicar o seu desempenho comercial.

Fazer um negócio crescer não é uma tarefa simples. Escalar uma empresa vai fazer que todos os envolvidos no negócio estejam comprometidos e um esforço em conjunto das áreas de produção, marketing, comercial, logística e fornecedores.

Obviamente que ao falarmos sobre máquina de vendas, não estamos falando de transformar o seu negócio em algo automático.

Afinal, muitas vezes, por mais que o seu produto se venda sozinho, muitas pessoas podem ter dúvidas e podem precisar de mais informações antes de fechar negócios com você.

Mas você pode estruturar o seu processo comercial para que as pessoas que estão envolvidas nas vendas da sua empresa saibam tão bem o que fazer para que o processo seja automático dentro da organização.

Fazer uma máquina de vendas significa, literalmente, que você vai criar uma estrutura de processos e ações que sustentem um crescimento constante de leads qualificados que permitam que a sua empresa atinja o crescimento.

Você está preparado para transformar a sua empresa em uma máquina de vendas?
Você está preparado para transformar a sua empresa em uma máquina de vendas?

Construindo uma máquina de vendas
Obviamente que, mesmo que seja necessário a interação pessoal no processo de vendas, é importante que você alinhe as estratégias de marketing e vendas, para que você consiga atingir o resultado esperado.

Funciona mais ou menos assim: o marketing lidera a geração de oportunidades da sua empresa, e a equipe de vendas dirige e trata essas oportunidades para que você consiga o resultado esperado.

Para transformar o seu negócio em uma máquina de vendas, você vai precisar de alguns sistemas para otimizar o seu esforço.

Um deles pode ser um sistema de automação de marketing que captura, gerencia e ajuda você a mensurar seus esforços de marketing digital na geração de leads.

Outro sistema muito útil será um CRM. Ele irá ajudar você a tratar os leads gerados pelo marketing para que seja possível se aproximar de seus prospects e transformá-los em oportunidades reais de vendas

Com essas 2 ferramentas em funcionamento dentro da sua empresa, será mais fácil ajustar o processo para que ele seja uma máquina de vendas.

Entenda o passo-a-passo para transformar a sua empresa em uma máquina de vendas.

#1. Transforme a geração de leads em algo recorrente
A sua missão deve ser gerar leads constantemente para que o processo de vendas funcione de forma ininterrupta.

Você precisa alimentar o topo do seu funil de vendas todos os dias para que o motor não pare e para que a máquina de vendas continue funcionando. É justamente a geração de leads que torna possível todo o processo comercial.

Para isso, você pode unir esforços digitais e off-line. Você pode fazer campanhas e anúncios digitais para gerar leads online.

Lembre-se de que é papel do marketing gerar leads para vendas. Você pode fazer isso de maneira digital (anúncios, materiais gratuitos), ou de maneira off-line (através de anúncios em revistas, marketing direto e etc.).

O que importa aqui é encontrar uma receita do sucesso: encontre os investimentos que mais fazem sentido e mais dão retorno para a geração de leads da sua empresa.

Você tem uma metodologia de geração de leads eficiente?
Você tem uma metodologia de geração de leads eficiente?

#2. Separe o joio do trigo
Obviamente que nem todo lead que chega em você é um potencial cliente. Se você está aumentando o número de leads, obviamente vai aumentar o número de falsas oportunidades.

Isso é algo totalmente natural, uma vez que seus esforços na geração de leads aumentou.

Sendo assim, você precisa qualificar a sua audiência, ter certeza que de que os leads que chegam para a equipe de vendas sejam qualificados a ponto de se tornarem clientes.

Lembre que não adianta ter 1 milhão de contatos cadastrados em seu mailing, ou uma lista de 100 nomes para ligar se ninguém quer comprar o seu produto.

Você precisa de 100 ou 10 nomes qualificados, que tenham chances de realmente se tornarem clientes.

#3. Entregue o lead para a equipe de vendas
Agora que você já tem certeza de que os leads gerados estão qualificados e prontos para receberem a chamada de um vendedor, está na hora de entregar os leads para a equipe de vendas.

Entregue os leads para os vendedores tendo em mente que ali estão oportunidades reais de negócios.

É justamente a partir dessa lista que a equipe de vendas irá prospectar os potenciais clientes na lista e introduzi-los no processo comercial da sua empresa.

Nesse momento, a sua equipe de vendas vai fazer toda a diferença. É o treinamento e a capacidade do vendedor que vai ajudar a aumentar o índice de sucesso da sua empresa.

Para isso, é importante que o seu discurso comercial esteja alinhado, que seus vendedores estejam prontos para tratar cada objeção como uma oportunidade, e principalmente, que seus vendedores estejam prontos para conduzir a venda ao fechamento.

Aqui é a capacidade de cada vendedor que vai contar. Por isso é importante gerenciar da maneira certa a sua equipe, com conhecimento sobre o produto, o mercado, treinamentos e acompanhamento de desempenho constante.

Afinal de contas, se a sua equipe estiver despreparada, não adianta o tamanho do esforço para gerar leads qualificados, porque isso certamente não trará os resultados esperados.

Quanto mais qualificado for o lead que você entregar, mais fácil será para a equipe de vendas converter os leads.
Quanto mais qualificado for o lead que você entregar, mais fácil será para a equipe de vendas converter os leads.

Coloque a sua empresa nos trilhos para transformá-la em uma máquina de vendas
Com esses 3 passos você consegue alinhar o marketing e vendas da sua empresa para se transformar em uma máquina de vendas.

Obviamente, como toda máquina, o processo de vendas da sua empresa vai precisar de alguns ajustes de vez em quando: um óleo, uma manutenção preventiva e algumas correções de processos.

Isso significa que você vai ter, em algum momento, que fazer mudanças no processo: seja de pessoal, ajustes no perfil do seu cliente, nas ações de vendas, dentre outros ajustes.

Sendo assim, tudo que você precisa é ajustar o motor de sua máquina de vendas, acompanhar de perto os resultados e fazer os ajustes necessários.

Obviamente, os resultados não vão vir da noite pro dia, mas você vai sentir uma grande diferença em seu processo comercial, e aos poucos os resultados vão aparecendo.

Precisando atingir suas metas de vendas?

Fale com nossa equipe.

contato@piattino.com.br

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *